O Brasil está nas ruas. Milhares de brasileiros estão tomando as ruas de diversas cidades do país ao longo deste domingo, 13.
Vestidos de verde e amarelo, munidos de cartazes e bandeiras, entoando o Hino nacional e gritando palavras de ordem como “1, 2, 3 Lula no Xadrez”, os manifestantes protestam contra o Governo Dilma e apoio ao juiz Sérgio Fernando Moro, que está afrente das investigações da Operação lava-Jato.
No Maranhão, a manifestação foi ao longo da manhã e encerrou por volta do meio-dia.
Em Foz do Iguaçu, no Paraná, manifestantes se reuniram por volta das 10h e depois de uma passeata, por volta das 11h30min, soltaram milhares de balões, encerrando o ato.
Em São Paulo, diversas cidades também estão mobilizadas. Em Franca, por exemplo, cerca de 12 mil pessoas, ‘liderados’ por cerca de 40 tratores, percorreram as ruas da cidade. Na Avenida Paulista, os protestantes também já estão se organizando para seguirem em caminhada a tarde.
Em Brasília, por cerca de duas horas, cerca de 100 mil pessoas, de acordo com a Polícia, protestou. Esta foi a maior minifestação ja feita contra a presidente na Capital Federal.
Em Belo Horizonte, a estimativa é de 30 mil em clima de paz percorreram as ruas mineiras. O tucano Aécio Neves participou da movimentação.
No Recife já são cerca de 100 mil pessoas, acompanhadas de trios elétricos, também em defesa do impeachment da presidente, pedidndo a prisão de
Lula e em defesa do juíz Moro.
Em São Paulo, em São Bernanrdo do Campo, um grupo de cerca de ml pessoas está em frente a residência do ex-presidente Lula, em forma de apoio a ele e a presidente Dima.
NO RS
No Rio Grande do Sul, apenas em Porto Alegre é esperado que ocorra protestos pelos dois grupos. Cidades do interior, de todas as regiões, também confirmam apenas ações de grupos contrários a corrupção, inclusive, Venâncio Aires.
Manifestação também ocorre em Venâncio Aires
Na Capital Nacional do Chimarrão, grupos apartidários organizam o protesto. A divulgação ocorre através das redes sociais, especialmente, pelo Facebook, tanto por pessoas ligadas a legendas partidárias como pessoas sem vinculação política. Na rede social, as pessoas estão confirmando presença em evento criado na tarde de sexta-feira, 11, que marca como ponto de encontro da atividade a Praça da Bandeira, das 15h às 18h.
Segundo um dos organizadores do evento, Edson Baiard, a intenção é realizar uma das maiores passeatas que a história de Venâncio Aires já viu. Ele destaca que a ideia é realizar uma caminhada da Praça da Bandeira até a Praça da Matriz. Mais de 270 pessoas haviam confirmado presença no evento.