Na semana passada, mulheres participaram do curso que ensinou a confeccionar objetos com porongos
Na semana passada, mulheres participaram do curso que ensinou a confeccionar objetos com porongos (Foto: Divulgação)

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sindicato Rural de Venâncio Aires realizou, entre a terça e a sexta-feira da semana passada, o curso de artesanato em porongos. Ao todo, sete mulheres participaram e aprenderam mais sobre a prática que pode se tornar uma renda extra.

Entre as alunas, está Leamara de Almeida, 50 anos. A artesã já participou de diversos cursos do sindicato e avaliou este como “muito prazeroso.” Há cerca de dois anos, ela realiza artesanato em porongos, pois aprendeu em outro cursos da entidade. No entanto, desta vez, revela que o curso ensinou a facilitar o procedimento. “Foi mais simples, ajudou muito.”

Ela explica que o curso ensina a usar porongos para confeccionar porta-cuias, porta-erva, casa de pássaros e outros enfeites no geral. “Foi assim que, aos poucos, me tornei artesã, com ajuda dos cursos da Sindicato Rural e do Senar”, conta.

Leamara também destaca que os cursos são momentos de integração e amizade e que ajudam muitas mulheres a terem novos hobbies e até mesmo uma renda extra. “São dias de aprendizado e diversão. Fizemos muita amizade nesses cursos e também apendemos juntos”, complementa.

Lia já participou de diversos cursos de artesanato do sindicato (Foto: Arquivo pessoal)

SINDICATO

Além do curso de artesanato em porongos, nas próximas semanas, o Sindicato Rural deve divulgar a lista de mais capacitações que serão oferecidas ao longo do ano. “O objetivo é qualificar as pessoas e oportunizar uma nova fonte de renda”, explica a assessora jurídica do Sindicato Rural, Isabel Oestreich. Ela adianta que, em março, devem ser oferecido cerca de 10 cursos.