Por Rosana Wessling e Alvaro Pegoraro
Nesta sexta-feira, 24, a Secretaria de Desenvolvimento Rural chegou ao pico de inscrições de famílias do interior que necessitam de água para consumo humano. Foram 520 famílias que efetuaram a inscrição junto ao órgão para garantir água.
Uma das beneficiadas é a aposentada Rosemeri Silveira, 45 anos. Na casa onde ela vive com três filhos, o genro e um neto, em Linha Ponte Queimada, a água vem de um poço artesiano. Mas com a estiagem, o reservatório de aproximadamente 5 mil litros secou.
Esta foi a quinta vez que a aposentada recebeu água entregue pela Prefeitura. Ela recorda que na seca de 2013, seu poço artesiano secou e também teve que pedir auxílio da Prefeitura. “É muito ruim ficar sem água”, observou a aposentada.
A equipe que leva água às famílias necessitadas está tendo muito trabalho. Nesta sexta-feira, após sair de Ponte Queimada, o destino foi uma propriedade em Linha Sexto Regimento. Pela manhã, a equipe esteve em Linha Paraedão Pires.
Conforme o chefe de Departamento de Máquinas, Veículos e Implementos da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Gilmar Mohr, de janeiro até abril, mais de 780 cargas de água foram levadas ao interior. “São 520 famílias, mas algumas já estão efetuando o sétimo pedido, por isso o número de entregas chega a 780 caminhões-pipa.Duas equipes trabalham para atender todas as demandas e uma terceira equipe está em planejamento e formação para diminuir o número de pedidos”, antecipa.
CAIXAS D’ÁGUA
A Prefeitura recebeu, do Estado, 20 caixas d’água, a partir da homologação e reconhecimento do decreto de emergência, em virtude da falta de chuva. Essas caixas foram destinadas para famílias do interior. A escolha das localidades beneficiadas foi feita pelo Comitê de Gerenciamento da Estiagem. Além disso, três caixas d’água de cinco mil litros, adquiridas em compra emergencial pela Prefeitura foram distribuídas em Linha Monte Belo, Alto Paredão Pires e Linha Santos Filho.
Previsão de chuva nos próximos dias no Estado
A maioria das regiões do Rio Grande do Sul deve receber chuva nos próximos dias, de acordo com o relatório elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, a Emater-RS e o Irga.
Até este sábado, 25, o tempo permanecerá sem chuva e a presença do ar quente e úmido manterá as temperaturas elevadas, com valores superiores a 10°C durante a noite na maioria das regiões. No domingo, 26, haverá maior variação de nuvens e poderão ocorrer pancadas isoladas de chuva, principalmente no Oeste e no Sul.
Entre a segunda, 27 e a quarta-feira, 29, o deslocamento de uma frente fria vai provocar chuva em todo o estado, com valores mais elevados e possibilidade de temporais isolados na Metade Sul e fronteira com a Argentina.
Os totais previstos permanecerão inferiores a 10 mm nas faixas Norte e Nordeste. Nas demais regiões, os valores deverão variar entre 20 e 45 mm. Na Zona Sul, são esperados volumes entre 60 e 70 mm em algumas localidades.