Investidores analisam área para instalar unidade de fertilização de ovos em Venâncio

-

Venâncio Aires deve receber mais uma grande obra para fomentar o setor agrícola. O investimento, que está em fase de tratativas entre o poder público municipal e dois investidores, foi confirmado no início desta semana. Dois produtores integrados da JBS, empreendedores de Arroio do Meio, pretendem instalar um sistema de ovos fertilizados. O investimento da empresa deve girar em torno de R$ 30 milhões.

Após encontro dos investidores e agricultores Mauro Henrique Rizzi e Vilson Backes, com o prefeito Giovane Wickert e o secretário de Desenvolvimento Rural André Kaufmann, o poder público busca uma área que tenha entre 55 a 65 hectares para a instalação do empreendimento.

Em entrevista à Folha do Mate, Kaufmann adiantou que dois pontos estão sendo analisados, ambos em localidades distantes do centro e uma da outra. “Nos próximos dias já vamos decidir qual será o melhor local para a instalação. Mas como é uma área diferente, que precisa ser regulamentada de acordo com as exigências do Ministério da Agricultura (Mapa) respeitando todas as exigências sanitárias, estamos estudando o espaço junto com os investidores ”, comenta.

O complexo contará com 16 galpões, divididos em quatro núcleos. “Só os galpões terão, em média, uma área de 15 hectares. É um investimento que requer muitas medidas sanitárias”, frisa Kaufmann.

O município irá doar a área em que o complexo irá se instalar e dará um incentivo de rede elétrica e terraplanagem. “Esse é o segundo setor agrícola que mais dá retorno para o município, por ano deve retornar em torno de R$ 450 mil de ICMS. Esse é o início, estamos abrindo as portas para um setor muito importante e vamos trabalhar forte para dar continuidade a esse incentivo”, salienta o secretário e vereador eleito, que retornou à função após o período eleitoral.

Rizzi, que é um dos investidores, salienta que eles optaram por instalar o complexo em Venâncio devido aos atrativos. “Somos de Arroio do Meio e na nossa região não temos mais áreas disponíveis. Eu diria que esse foi o principal diferencial, nos chamou atenção pois Venâncio ainda tem várias áreas que não foram exploradas”, cita ele, que é representantes da Associação dos Integrados Produtores de Ovos Férteis e Recria de Aves (Aiprofer).

Dentre os itens que serão observados e destacados pelo investidor são os limites e medidas sanitárias. “Precisamos ter um distanciamento de três quilômetros de outras atividades com frango. Nosso cronograma prevê a instalação de um núcleo por ano, executando 100% do projeto em quatro anos.

Ciclo do complexo de ovos

Os ovos que serão produzidos em Venâncio Aires irão para a Incubadora em Montenegro, por isso, a exigência dos investidores é que o município escolhido para a instalação do complexo não ultrapassasse os 100 quilômetros de distância. Serão gerados, no mínimo, 30 empregos diretos e 20 indiretos. Conforme Kaufmann, entre fevereiro e março o primeiro galpão já será construído. “Em quatro anos estará em pleno funcionamento e gerando retorno para o município. E já estamos pensando lá na frente. Por isso, queremos atrair outros investimentos para o setor e dentre eles, temos a ideia de trabalhar o esterco, a cama de aviário”, adianta.

Tratativas

Nos próximos dias, Kaufmann e os investidores irão apresentar o projeto para o prefeito eleito Jarbas da Rosa, que dará seguimento nos próximos quatro anos.

LEIA MAIS:

Vídeo: Condomínio Avícola de Venâncio Aires recebe os primeiros 30 mil pintos

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido