Todos os anos a comunidade de Linha Travessa se mobiliza para embelezar a localidade e celebrar a chegada do Natal. Assim como em anos anteriores e como vem ocorrendo na Páscoa, o trecho entre o ginásio Gigante da Travessa até a Escola Estadual de Ensino Fundamental Perpétuo Socorro está embelezado com itens confeccionados pelos próprios moradores.
A ideia surgiu há uns três anos, quando Leni Federhen, 57 anos, decidiu embelezar a estrada com a chegada do asfalto. “Eu queria que as pessoas viessem além da Escola do Chimarrão, conhecessem mais a nossa localidade. E de certa forma é um gesto de agradecimento pela pavimentação”, cita.
Ao lado do esposo Jorge Federhen, 57 anos, na época iniciaram com o plantio de flores. “Plantamos algumas hortênsias no trecho e fomos convidando os vizinhos para decorar e cuidar a frente das suas residências”, conta Leni.
A cada ano itens novos estão sendo criados ou comprados para embelezar a via. Além das residências, a Santinha e a Escola do Chimarrão também foram decoradas. Esse ano a decoração foi antecipada. “Como no dia das eleições sempre tem uma grande movimentação optamos por decorar mais cedo. Essa forma que a gente encontrou para colocar o espírito natalino na rua”, comenta a moradora.
“Tem bastante visitante passando e tirando foto. É uma forma de trazer alegria em um ano tão difícil e atípico. A gente precisa agradecer pelas oportunidades que tivemos neste ano.” Leni também destaca que um grupo de mulheres se reuniu para reutilizar as caixinhas de leite e confeccionar itens decorativos. Além disso, em frente à Igreja foi instalado um presépio de madeira. “A gente vai olhando ideias na internet e de um ano para o outro cria coisas novas. Nosso sonho é embelezar o trecho todo ao longo dos anos. Assim conseguimos alegrar o Natal de quem passa no trecho”, ressalta a moradora.
Magia do Natal e turista
O Natal é um grande produto turístico, seja nas decorações, nas programações, nas viagens de fim de ano e no incremento das vendas. Conforme a coordenadora de Turismo de Venâncio Aires, Angelica Diefenthäler, basta pensar em Natal e nossos pensamentos nos remetem a Gramado e Canela, onde a magia de natal toma conta das cidades e dos turistas. “Em menor proporção, as cidades do interior também buscam espaço e atraem visitantes das regiões mais próximas. No contexto atual, com eventos em novos formatos, acredito que são as decorações que ganham destaque, até porque podemos contemplar durante pequenos passeios familiares, de carro.”
A coordenadora de turismo reforça que a ação da comunidade de Linha Travessa, berço da Rota do Chimarrão, é louvável. “Há cada ano, somam-se pessoas e enfeites e a decoração vira atração. Outro fato que chama a atenção é o envolvimento comunitário. Segundo ela, os laços de pertencimento e afetividade que cada voluntário estabelece com essa decoração também é um diferencial a considerar. “Para muitos remete à simplicidade e originalidade da infância, quando não haviam recursos para luzes e enfeites prontos”, reforça Angelica.
LEIA MAIS:
Natal Cor & Magia de 2020 terá ações diferenciadas