Vindos de Barra do Quaraí, os cavalos crioulos Pacífico Pauste, Floreio Seresteiro, Estrela Cadente e Basca Beatriz foram os primeiros animais a entrar no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na manhã desta segunda-feira (21). Ao todo, 1.017 animais de 18 raças, entre equinos, bovinos e ovinos, devem participar da Expointer 2020. Bubalinos e aves não estarão nesta edição, informa o Governo do Estado.
“Estamos fazendo um esforço conjunto para realizarmos esta edição histórica da Expointer. Os animais estão sendo recebidos com todo o cuidado necessário, uma atenção extra porque além do momento único devido à pandemia, estamos vivendo a primeira Expointer com o status de zona livre de aftosa sem vacinação. Uma edição única e inovadora, que com certeza entrará para a história do Parque de Exposições Assis Brasil”, explica o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho.
O documento oficial de trânsito, a inscrição junto ao Serviço de Exposições e Feiras e a apresentação dos resultados de testes, exames e atestados são algumas das exigências para participar da exposição. Mais de trinta profissionais, entre veterinários e equipe técnica da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Rio Grande do Sul estão envolvidos na atividade.
“O que mudou em relação aos outros anos é que não podem ingressar animais da área livre de febre aftosa com vacinação, porque agora somos área livre de aftosa sem vacinação”, diz Fernando Groff, coordenador estadual do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa.
A tradicional cerimônia de chegada dos animais não foi realizada em função das regras de distanciamento e protocolos de saúde definidos para evitar a propagação do coronavírus. Houve também alterações no trânsito dos animais: a entrada e saída pode ser feita a qualquer momento até o dia 4 de outubro, quando termina a feira, e o horário foi reduzido: das 8h às 20h.
“Vai ser um ano de aprendizado e de muitos ganhos. Os julgamentos, leilões e provas vão poder ser acompanhados em todo o Brasil e além dele, e assim vamos explorando outras alternativas de divulgação desta feira tão importante para o Rio Grande do Sul. Ainda mais neste ano em que o parque completa 50 anos”, afirma Rosane Collares, Diretora do Departamento de Defesa Animal (DDA) da Seapdr.
Irão participar desta edição 230 ovinos das raças Texel, Poll Dorset, Suffolk, Naturalmente Coloridos, Merino Australiano, Corriedale, Crioula e Dorper; 26 bovinos de corte das raças Charolês, Devon, Simental e Simbrasil; 74 bovinos de leite da raça Holandês; 687 equinos das raças Quarto de Milha, Árabe e Crioula.
A saúde pública no parque
A população residente, ou seja, que fica hospedada no parque, e os funcionários da Seapdr, serão testados para o coronavírus. A testagem será feita pela Secretaria de Saúde de Esteio e por uma empresa contratada. Já para a população volante, que entra e sai do parque, haverá medição de temperatura e questionários de avaliação. Totens de álcool gel foram instalados na entrada. “As medidas vão garantir a segurança, já que estamos seguindo os protocolos. Teremos seis postos de controle e as entradas vão ser direcionadas para apenas quatro portões”, explica Rosane.
A programação
Entre os eventos já definidos e que podem ser acompanhados pela plataforma digital da Expointer 2020 estão:
– Exposição de gado de corte e misto
– Exposição de ovinos controlados
– Exposição de equinos crioulos
– Exposição de gado holandês
– Exposição de equinos árabes
– Concurso Freio de Ouro
– Final Campeonato de Equinos Árabes Domados do Pampa 2020
– Congresso Nacional de Laço Comprido da Raça Quarto de Milha