Produtividade do gado leiteiro: os resultados do melhoramento genético

-

Um desempenho melhor na produção leiteira é algo buscado por muitos produtores de Venâncio Aires. Entre os que entendem a questão como importante é Marcelo Müller, 40 anos, morador de Linha 17 de Junho. Ele conta que o melhoramento genético começou a ser trabalhado na propriedade em 2015, na tentativa de melhorar o plantel e buscar equilíbrio na produção. “Tínhamos um sistema diferente, com vacas no pasto, que caminhavam mais. Agora são semiconfinadas, caminham menos. Então a melhora genética também é buscar características que se adaptam à propriedade.”

Segundo o produtor, o melhoramento genético é algo que leva tempo. “Não apenas a produtividade, mas a melhora da fertilidade, porque é possível tornar as vacas mais longevas. Somado a isso, com o manejo e a alimentação, o potencial pode ser sempre maior, a cada geração.” Marcelo Müller também entende que o conhecimento sobre a produção do próprio plantel é importante, por isso fez um curso de inseminação artificial em 2015 e, em 2019, fez um curso de melhoramento genético. Atualmente, a propriedade dele tem 23 vacas de raça holandesa em lactação, ordenhadas de forma canalizada. Todo o leite vai para a Cooperativa Dália.

Opinião

Segundo o veterinário Felipe Büllow, o melhoramento genético não é voltado apenas para animais de raças superiores e pode ser aplicado em qualquer vaca, pois sempre pode ter um ganho produtivo maior. Ele destaca que, junto com isso, para conseguir o melhor resultado possível, é importante cuidar de outros aspectos. “A regra básica é que 50% do potencial do animal é baseado na genética e os outros 50% são baseados no ambiente. Sendo que os 50% do ambiente são o manejo sanitário e nutricional, por exemplo.”

Ainda conforme o veterinário, são vários os benefícios, como uma maior produção de leite, conformação de úbere e melhoramento de aparelho locomotor. “Toda essa melhora genética ajuda a formar um animal mais produtor e mais resistente.”

Programa municipal

• Em Venâncio Aires, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, existe o Programa Agropecuário de Bovinocultura de Leite. A iniciativa oportuniza subsídio na aquisição de doses de sêmen de touros, para o melhoramento genético do rebanho.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido