O Encontro de Artes e Tradições Gaúcha (Enart), que se realiza em Santa Cruz do Sul, desde a sexta-feira, 18, conheceu neste sábado, os classificados à final deste domingo. Os grupos de danças tradicionais Forças A e B, ganharam um componente a mais nesta edição, por parte do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), promotor do evento. A final de cada apresentação as notas dos avaliadores eram exibidas no telão. Bem como ao final de cada bloco, divididos em cinco com oito invernadas cada, foram divulgados os grupos que voltam a dançar neste domingo.
Entre os 41 grupos concorrentes, o Lanceiros de Santa Cruz, anfitrião do evento, já está se preparando para a finalíssima. Eles dançaram no bloco 1, e garantiram a vaga. Ainda, no bloco 4, Força A, a invernada do CTG Chaleira Preta de Venâncio Aires, dançou na Força A, e aguarda o resultado do seu bloco. As demais modalidades individuais e de pares, também teve destaque na arte de interpretar, declamar, cantar, tocar instrumentos e os chuleadores.
Solidariedade
Um dos destaques, paralelo ao festival, ficou por conta da 17ª Mostra de Arte e Tradição, realizada pelos departamentos culturais das 30 Regiões Tradicionalistas, na tarde deste sábado. Os jovens se mobilizaram para arrecadar alimentos não perecíveis que foram entregues à Associação de Apoio às pessoas com câncer – de Santa Cruz (AAPECAM).
Somente na 24ª Região Tradicionalista foram arrecadados 369.500 kilos, 30 litros, mais 4 unidades de itens que se somaram às demais doações das Regiões, que foram recebidas por dirigentes da entidade. As mesmas serão contabilizadas para posterior divulgação.
Exposição
Na Mostra de artes trazidas à edição, por prendas e peões, coordenados por seus departamentos culturais, fatos históricos dos municípios, de abrangência das RTs, enriqueceram os trabalhos. No espaço da 24ª RT, a evidência foi para o Acendimento da Chama Crioula sediado em Venâncio Aires, no ano de 2012. Na linha do tempo, as memórias contadas pelo Jornal Folha do Mate, e videos recordaram as ações de pessoas que se mobilizaram, desde 2008, e nos anos seguintes para que o ato ocorresse na Capital do Chimarrão.
Intérprete Solista Vocal
– Marla Louriane de Oliveira – CTG Chaleira Preta, Venâncio Aires
Danças Gaúchas de Salão
– Diego Kist e Letícia Schuller – CTG Chaleira Preta