O sábado, 29, vai ser astronômico pra quem estiver na Biblioteca Pública Municipal Caá Yari. O espaço de leitura de Venâncio Aires terá um evento de astronomia amadora entre 15h30min e 17h30min. A PROGRAMAÇÃO é aberta para toda comunidade interessada em prestigiar.

Aldair Luis Fischer, de 38 anos que teve a iniciativa de promover a atividade conta que a proposta surgiu enquanto jogava xadrez com os amigos. A ideia da biblioteca foi para que a ação não dependesse do tempo climático para ser realizada.

“Já havíamos realizado eventos com telescópios a alguns anos, no antigo aeroporto e também na frente da igreja no centro da cidade. Mas é muito complicado fazer eventos astronômicos ao ar livre, pois se depende muito do clima na data selecionada e ainda de coincidir com um evento celeste interessante. Lembrei da biblioteca pública de Venâncio Aires e fui lá trocar uma ideia.”

DINâMICAO proponente relata que a intenção é divulgar para quem comparecer a astronomia, esclarecendo, por exemplo, onde estamos localizados no Universo. “Tem por objetivo também esclarecer por que temos que ter uma consciência ecológica”, enfatiza Aldair.

No local, ele destaca que haverá também um telescópio construído artesanalmente, um binóculo e vídeos para compreender melhor o que é e para que serve a astronomia. Aldair explica que em Venâncio Aires existe um grupo de amigos, do qual ele faz parte, que gosta do tema e pratica a chamada ‘‘astronomia amadora’’ há vários anos. “Mostramos a astronomia a amigos que se interessam pelo assunto.”

Entre as atividades realizadas estão a observação de planetas, estrelas, galáxias e tudo mais relacionado ao céu. “Existem livros sobre astronomia e cosmologia. Mas se aprende mais lendo revistas que falam sobre o assunto. Hoje em dia se pode aprender bastante pela internet. Mas acima de tudo é preciso aprender a observar o céu noturno. O melhor equipamento que existe para descobrir o universo é a curiosidade”, ressalta Aldair.

Ele ainda conta que o interesse pela área surgiu na própria biblioteca pública, ao ler revistas que tratavam do assunto. Para Aldair Fischer, um dos fatores que mais lhe chama atenção também, e que segundo ele poucos tem noção, é de que vivemos em um planeta com recursos finitos.“Também me chamou a atenção que nos últimos anos foram descobertos vários sistemas planetários em outras estrelas”, conclui Aldair.