A travessa São Sebastião Mártir sedia no próximo sábado, 4 de outubro, a 1ª Feira Municipal da Agricultura Familiar. O evento organizado pela Cooperativa de Produtores Rurais de Venâncio Aires (Cooprova), com apoio da Prefeitura Municipal e Emater/Ascar-RS, deve reunir cerca de 30 produtores para a comercialização de frutas, verduras, legumes e produtos oriundos das agroindústrias familiares (panificados, massas, conservas, peixes e mel).
A feira acontece das 7h30 às 11h30 e promete oferecer à população local toda a qualidade e diversidade do que é produzido no interior do município. Paralelo à Feira da Agricultura acontece mais uma edição da Feira do Artesanato, no calçadão.
Representantes dos movimentos dos agricultores e artesãos se reuniram na última sexta-feira, 26, para projetar o evento de sábado. A união de atrações promete reunir grande público no centro da cidade, oportunizando a população da cidade e visitantes consumir produtos genuinamente locais.
Durante o encontro ficou definido que não será preciso fechar o trânsito da travessa São Sebastião, facilitando assim a circulação e estacionamento dos clientes. A qualidade dos produtos e o preço ofertado pelo produtor também foi debatido. Para Luciano Quintana de Carvalho, presidente da Cooprova, a oportunidade é muito boa para os agricultores locais.
“é uma oportunidade que estamos tendo de comercializar nossa produção sem atravessadores. O público vai poder conferir produtos frescos, de qualidade e procedência comprovada e a preço inferior ao do mercado”, ressalta Carvalho.
A expectativa da Cooprova, que já conta com 183 famílias de agricultores associados, é realizar a Feira da Agricultura Familiar uma vez ao mês, no centro da cidade. De forma experimental, o Programa Municipal do Artesanato estará presente no evento deste final de semana, bem como a Liga Feminina de Combate ao Câncer.