Se até então os dados referentes à Covid-19 na região têm como referência apenas os casos confirmados e óbitos pela doença, um estudo do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) vai apresentar um novo panorama da situação.
Com início marcado para 18 de julho, a pesquisa vai apurar a soroprevalência de Sars-CoV-2 (vírus causador da Covid-19), a partir da aplicação de testes rápidos na população.
O início do estudo está marcado para 18 de julho. Ao todo, serão cinco mil testes realizados em 14 municípios, incluindo Venâncio Aires. Os testes serão aplicados por sorteio, de forma aleatória, na casa das pessoas, em amostragem com base populacional a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sempre aos fins de semana. A cada 14 dias será realizada uma nova rodada.
Coordenador da pesquisa, o professor Marcelo Carneiro, médico infectologista de Santa Cruz do Sul, explica que o estudo vai apontar a prevalência do coronavírus na região, mas a informação poderá servir como base para os municípios, pois “o Vale se comporta de forma muito parecida”.
Ele explica que, como os testes serão aplicados em quatro etapas, será possível analisar o avanço da doença, entender como as medidas tomadas na região estão impactando a disseminação da doença. “A ideia é acompanhar a disseminação do coronavírus na população. A pesquisa possibilitará saber, por exemplo, se o isolamento social é uma alternativa para combater a doença, se ele diminuiu ou não a incidência de casos na região”, comenta.
Em Venâncio Aires, 17 servidores do Município, entre técnicos de Enfermagem e enfermeiros, vão atuar na realização dos testes. O secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber, adianta que serão 200 testes por rodada.
“O estudo é muito importante porque vamos conseguir saber de forma mais real a projeção de pessoas infectadas por Covid-19 no município e em toda região e, com estes dados, podemos traçar novas estratégias de combate ao coronavírus”, considera.
Passo a passo da pesquisa
- A pesquisa terá início nos dias 18 e 19 de julho, de forma simultânea nos 14 municípios consorciados ao Cisvale: Boqueirão do Leão, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz Do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.
- Serão quatro etapas de realização de testes, uma a cada 14 dias, sempre aos fins de semana.
- Em cada fase, serão aplicados pouco mais de mil testes rápidos, coletados a partir de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo da pessoa testada.
- A divisão de exames para cada município será realizada a partir de um cálculo matemático, obedecendo a consideração populacional.
- Os testes rápidos serão aplicados por servidores municipais, supervisionados por professores da Unisc. Todos serão treinados antes de irem a campo.
- Serão divulgados relatórios parciais ao final de cada etapa e um relatório completo ao final do estudo. A previsão é de que a última etapa ocorra nos dias 29 e 30 de agosto.
- Fonte: Assessoria de Imprensa do Cisvale.