Vencedores Ensino Fundamental. 1º lugar: Otávio Dahmer; 2º lugar: Livia Dewes Fernandes (à direita); 3º lugar: Milena de Oliveira Richter (esquerda) (Foto: Assessoria de Imprensa Clube de Leituras)
Vencedores Ensino Fundamental. 1º lugar: Otávio Dahmer; 2º lugar: Livia Dewes Fernandes (à direita); 3º lugar: Milena de Oliveira Richter (esquerda) (Foto: Assessoria de Imprensa Clube de Leituras)

Venâncio Aires - O Clube de Leituras de Venâncio Aires realizou, na quarta-feira, 10, o 1º Festival Estudantil Canta Venâncio, reunindo 12 candidatos das redes municipal, estadual e particular de ensino. As apresentações foram acompanhadas pela Clube Orquestra.

Na categoria Ensino Médio, o primeiro lugar ficou com Ana Lívia Neumann, do Colégio Gaspar Silveira Martins, seguida por Lunara Lopes de Mello, da Escola Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro, em segundo lugar, e por Fernanda Dutra da Rosa, da Escola Cônego Albino Juchem, que conquistou a terceira colocação. Já na categoria Ensino Fundamental, o vencedor foi Otávio Dahmer, da Escola Alfredo Scherer, enquanto Livia Dewes Fernandes, do Colégio Bom Jesus, ficou em segundo lugar, e Milena de Oliveira Richter, da Escola Odila Rosa Scherer, recebeu o terceiro prêmio.

Vencedoras Ensino Médio. 1º lugar: Ana Lívia Neumann (centro); 2º lugar: Lunara Lopes de Mello (à direita); 3º lugar: Fernanda Dutra da Rosa (esquerda) (Foto: Assessoria de Imprensa Clube de Leituras)

A distinção de Melhor Torcida no Canta Venâncio foi concedida à candidata Sofia Bergenthal, da Escola Dom Pedro II, de Linha Hansel. Como reconhecimento, as escolas dos vencedores do primeiro lugar, a Escola Alfredo Scherer e o Colégio Gaspar Silveira Martins, receberam uma cafeteira italiana.

Melhor torcida: Sofia Bergenthal, da Escola Dom Pedro II (Foto: Assessoria de Imprensa Clube de Leituras)

Avaliação do Canta Venâncio

Para o presidente do Clube, Telmo Kist, a primeira edição do festival “consolidou-se como um marco cultural para o município, reforçando o compromisso do Clube de Leituras com a formação artística de crianças e adolescentes e com a promoção de espaços que revelam e estimulam novos talentos da música local”. Ainda conforme Kist, a segunda edição deve ocorrer no primeiro semestre de 2026.

O evento foi viabilizado com recursos de emenda parlamentar destinada pelo vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila, através do termo de fomento 2052/2025.

Fonte: Assessoria de Imprensa Clube de Leituras