A jovem Amanda Ferreira, de apenas 16 anos, já tem seu nome na história no Carnaval de Venâncio Aires. Depois de 10 anos integrando e desfilando pela Escola

Foto: Arquivo pessoal / FMAmanda é filha de Paulo e Ana Ferreira e irmã de Ana Paula
Amanda é filha de Paulo e Ana Ferreira e irmã de Ana Paula

Acadêmicos do Samba – Négo, ela foi eleita, aos 15 anos, em 2015 rainha do Carnaval de Venâncio Aires. Depois de um ano, amanhã ela se despede neste sábado, 9, do posto, do qual, além da coroa e faixa, segundo ela, fica o sentimento de sonho realizado e de boas lembranças. “Apesar de ficar um pouco triste por estar chegando ao fim, me sinto realizada”, conta.

Amanda é moradora do bairro Xangri-lá há dois anos. Antes morava no bairro Gressler. Segundo ela, o Carnaval é um elo de ligação entre moradores dos diversos cantos do município. “As vezes cria-se laços de amizade para a vida toda.” 

O samba e o Carnaval entraram ainda cedo em sua vida. Quando tinha cerca de cinco anos, seu pai foi vice-presidente da Sociedade Négo Foot Ball Club. “Eu ainda estava dentro da barriga da minha mãe e já participava do Carnaval. Então, logo passei a integrar a ala infantil do Négo, desfilei como passista e depois ingressei na Ala das Ninfas e a partir daí não parei mais. Sempre tive muita paixão pelo Carnaval.” 

Em 2009, Amanda foi eleita rainha infantil do Négo. No mesmo ano também ficou o título de Gatinha da Escola Zilda de Brito Pereira. Em 2015 também foi eleita Miss Afro RS. No ano, ainda participou do concurso Embaixatriz do Chimarrão. E foi também no ano passado, representando a Associação Carnavalesca Unidos das Vilas, do bairro Coronel Brito, que foi eleita rainha do Carnaval de Venâncio. “Só fui eleita porque tinha esse sonho e ele foi realizado. Ser eleita para o posto máximo dentro do município de algo que eu amo tanto é inexplicável. Sabemos das dificuldades enfrentadas anualmente, mas tudo isso é superado com o amor que se tem pelo Carnaval, que traz alegria, conhecimento. Hoje nosso país é bem visto devido ao Carnaval, que é uma vitrine do país.” 

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateAtual rainha do Carnaval de Venâncio, Amanda Ferreira se despede do posto amanhã, quando será conhecida a nova corte
Atual rainha do Carnaval de Venâncio, Amanda Ferreira se despede do posto amanhã, quando será conhecida a nova corte

Passado o reinado, Amanda conta que os planos a partir de agora são outros. Assim, em 2016 não estará desfilando na ‘Rua Grande’, mas sempre estará prestigiando a maior festa cultural do país. “O concurso do ano passado não estava nos meus planos, pois não iria mais desfilar, até porque minha paixão é o Négo e não desfilaria por outra escola. Mas então surgiu o convite da Unidos para representá-los e tudo deu certo, mas agora não me vejo mais desfilando sem ser pelo Négo, onde iniciei e me criei, onde realizei vários sonhos. Caso desfilassem com certeza participaria.”

A filha de Paulo Roberto e Ana Luisa Ferreira, é estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Cônego Albino Juchem (CAJ). Depois de completar o Ensino Médio seu objetivo é buscar profissionalização na área da fotografia, sua segunda paixão, já que adora ser fotografada e fotografar. Ela, que faz trabalhos como modelo, enfatiza que o que mais a fascina na fotografia é que “transmite sentimento.”

Defensora da raça, Amanda também tem vida ativa na Ong Alphorria. De acordo com ela, é a oportunidade de falar sobre o papel do negro na sociedade. “Falar sobre o negro é uma alegria, poder passar o que conquistamos, superamos, e também evidenciar o papel da mulher é muito importante.” No ano passado foi agraciada com o prêmio ‘Mulher Ativista em Destaque ed. 2015’.