Quem é apaixonado por quadrinhos não pode perder a oportunidade de participar de um encontro de quadrinistas e fãs de HQs, com o nome de Bah! + Quadrinhos + Cultura, que ocorre dentro da PROGRAMAÇÃO da 29ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, que ocorre até dia 14 de setembro, na Praça Getúlio Vargas.
O encontro de quadrinistas é promovido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Curso de Comunicação Social, e conta, também, com a organização do Sesc e apoio da livraria Iluminura.
As atividades relacionadas aos quadrinhos são várias. Até dia 23 deste mês, ocorre a exposição internacional de cartuns e charges, denominada de Cartooning for Peace. A exposição itinerante, que ocorre na Biblioteca da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), conta com trabalhos realizados em diversos países e tem o intuito de provocar a reflexão sobre a liberdade de expressão e o reconhecimento do trabalho jornalístico dos cartunistas.
MARATONAJá hoje e amanhã, ocorre a maratona cultural, repleta de atrações e atividades para quem curte quadrinhos, como desenhos animados, games, cinema, literatura, animação, seriados, música, RPG e cosplay. A abertura oficial será realizada hoje, às 17h,na Livraria e Cafeteria Iluminura. Entre os convidados para os painéis e debates estão Diana Corso, psicanalista e patrona da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul; Paulo Louzada, criador do personagem Tapejara; Gabriel Renner, renomado cartunista e ilustrador gaúcho; Tiago Krening e Mariana Pellegrini, expoentes da nova geração de designers e ilustradores que se destacam na internet.
Amanhã serão realizadas atividades na Praça Getúlio Vargas, durante a Feira do Livro, como bate-papo sobre a imagem do gaúcho nos quadrinhos, além de outros temas.
A Folha do Mate recebeu a visita de três organizadores do evento, José Cardoso, Iuri Azeredo e Rafael Amorim que vieram divulgar as atividades. Segundo os organizadores, o evento é uma forma de entender melhor como funciona o trabalho dos quadrinistas, bem como, também é uma oportunidade de mostrar que quadrinhos também são literatura.