
Sem dúvida, uma das novidades que mais chamou atenção do público da feira, foi a máquina de vender erva-mate e água (quente ou fria), e que foi apresentada pelo Sindicato das Indústrias do Mate do Rio Grande do Sul (Sindimate/RS), no seu estande, em parceria com a Escola do Chimarrão. No sábado à tarde, 5, o governador do Estado José Ivo Sartori, visitou o estande e o presidente do Sindimate e empresário Gilberto Heck, apresentou a novidade, que foi idealizada pela empresa Elacy e desenvolvida pela Gemini Metalúrgica de Venâncio Aires. Sartori não escondeu o seu encantamento e fez questão de testar a máquina.
Heck ainda apresentou o projeto do novo prédio que o Sindimate construirá no Parque da Expointer, cujo projeto foi desenvolvido pelo arquiteto de Venâncio Aires Alexandre Böck. O dirigente explicou toda logística do novo prédio, que deverá ter a construção iniciada em janeiro, no mais tardar, em fevereiro de 2016, para estar concluído já na próxima Expointer.
Ainda no estande do Sindimate, o diretor executivo da Escola do Chimarrão Pedro José Schwengber, ensinou o preparo do modelo

de um chimarrão a Sartori, além de mostrar todo o trabalho desenvolvido pela Escola. Sartori confirmou que já conhecia o trabalho, elogiando a atuação de Schwengber e toda a sua equipe em difundir o hábito do chimarrão com palestras e presença em feiras e eventos em geral, além de ensinar o preparo de 36 modelos diferentes.