O Governador José Ivo Sartori, comunicou nesta manhã que vetará o projeto aprovado na Assembleia Legislativa na terça-feira, 17, de reajuste de 8,13% nos salários de servidores do Judiciário, da Defensoria Pública, da Procuradoria-Geral de Justiça, do Tribunal de Contas e do Legislativo.
A oficialização da decisão do governador deve ocorrer nos próximos dias. “Comunico que vetarei os projetos de lei que concedem aumento a servidores do Judiciário e demais instituições. Entendo que a reposição pretendida é justa, mas inoportuna. Não está em sintonia com a profunda crise que vivemos”, escreveu o governador na sua conta no Twitter.
“Respeito as categorias envolvidas, mas não posso ignorar a situação dos servidores do Executivo, especialmente professores e policiais. Se não tenho condições de dar aumento para quem ganha menos, não posso sancionar aumento para quem ganha mais. Que este veto sirva de estímulo para a cooperação. Precisamos superar a crise juntos. Ela é do Estado, não só do Executivo”, completou.
O líder do governo na Assembleia, Alexandre Postal (PMDB), já havia indicado que Sartori deveria vetar os aumentos. “Não creio que ele sancione com a situação que estamos convivendo hoje no estado, com uma greve geral”, disse ele ainda antes da apreciação dos textos para votação.
Depois do parecer do governador, a decisão voltará para a Assembleia, onde serão necessários 28 votos para derrubar o veto.