Aprovado por unanimidade fim do uso obrigatório de máscaras em Venâncio Aires

-

O Comitê Técnico Municipal (COE), que avalia as questões da pandemia de Covid-19 em Venâncio Aires, se reuniu na manhã desta quinta-feira, 17, para deliberar sobre a permanência da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados no município.

Após liberação do Estado do Rio Grande do Sul para ambientes ao ar livre e indicativo de decisões municipais para os demais locais, a Capital do Chimarrão convocou seu comitê para avaliar o quadro epidemiológico e será o primeiro município do Vale do Rio Pardo e encaminhar decisão à Associação Regional (Amvarp). Por unanimidade, o colegiado venâncio-airense deliberou pelo fim da obrigatoriedade do protetor facial em ambientes fechados quando não há pessoas sintomáticas respiratórias ou doentes crônicos.

A decisão ocorreu após ponderações realizadas pela Vigilância Epidemiológica Municipal, Setor de Imunizações e pela médica infectologista Sandra Knudsen. “Apesar de mantermos estável o número de casos nas últimas semanas, as internações e casos graves são quase insignificantes. Estamos aprendendo a conviver com a doença e temos que seguir incentivando a imunização. Meu voto segue a indicação Sociedade Gaúcha de Infectologia, que preconiza máscara apenas para ambientes hospitalares e pacientes em risco mais elevados de apresentar complicações pela Covid”, destacou dra Sandra Knudsen.
Com 97,15% da população adulta vacinada com primeira dose; 91,55% com segunda dose, 45,22% com dose de reforço e 50,58% das crianças imunizadas, os números da vacinação em Venâncio Aires também foram levados em consideração. “Estamos com números bastante elevados, inclusive acima da média estadual, o que nos dá mais uma segurança para o controle da doença”, acrescentou o prefeito Jarbas da Rosa.

A ata com as deliberações do COE local, que libera a obrigatoriedade do uso de máscaras, o autosserviço de buffets nas escolas e também os recreios coletivos será encaminhada para o Comitê Técnico da Amvarp ainda na tarde desta quinta-feira, 17. “Já conversei informalmente com os prefeitos e eles aguardam a manifestação de Venâncio. Assim que chegar nossa definição, vamos provocar esse debate coletivo para termos uma posição regional no máximo até essa sexta-feira, 18”, finalizou o prefeito Jarbas da Rosa.

Posicionamentos

Em comunicado emitido nesta tarde, o Governo Municipal se posicionou sobre os questionamentos levantados pelo Simers. Confira à nota na íntegra:

“A Administração Municipal de Venâncio Aires reitera seu compromisso com a saúde, o Hospital São Sebastião Mártir e, por conseguinte, com os profissionais médicos prestadores de serviço ao Hospital. No entanto, o secretário convidado para participar do encontro já havia avisado de seu não comparecimento por compromissos pré-agendados. Além disso, frente a nota sindical, cabem duas pontuações importantes:

-A negociação salarial de médicos e servidores do HSSM deve acontecer exclusivamente com a direção do HSSM e sem ingerência externa municipal.

Quanto a manifestação de que o município não teria realizado auditoria nas contas do hospital, esclarecemos que a mesma está prevista da renovação de contrato e já encaminhada com a Fundatec. O município pagará a auditoria para revisão na tabela de custos ainda ao longo de 2022″.

Além disso, procurado pela reportagem, a Casa de Saúde informou apenas que trata do temam mas ainda não existe um posicionamento.



Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Conteúdos recebidos de assessorias de imprensa de empresas, órgãos públicos, políticos, entre outros.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido