Campanha com medicamentos iniciará pelo descarte correto

-

O descarte correto de medicamentos vencidos em Venâncio Aires será o começo do projeto “Doses de compaixão – Farmácia Solidária”. A ideia é que, antes de propor a doação de remédios ainda em possibilidade de uso, a comunidade tenha informações adequadas sobre como proceder com o que já não pode mais ser utilizado.

Nesta segunda-feira, 16, uma reunião entre representantes da Prefeitura e de farmácias particulares do município foi realizada no auditório da Secretaria da Fazenda. Inicialmente, os estabelecimentos podem virar ponto de coleta, em parceria com a Secretaria de Saúde, para as pessoas deixarem medicamentos vencidos.

Mas a forma e a possibilidade de como isso será feito ainda dependem de esclarecimentos junto à Vigilância Sanitária. Proprietários e farmacêuticos também se dispuseram a auxiliar na divulgação e orientação aos usuários. “Antes de iniciar a campanha de doação, a população precisa estar bem informada sobre o descarte. E as farmácias serão importantes para nos ajudar nessa divulgação”, destacou a coordenadora da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, Adriene Antunes.

A proposta é fazer a logística reversa e impedir que os remédios que já passaram do prazo de validade sejam jogados no lixo comum. Somente depois de alinhar essa questão, em conjunto com as unidades básicas de saúde, que a Administração deve lançar, de forma completa, a campanha “Doses de compaixão”, o que vai ficar para o início de 2020.

MOTIVAÇÃO

Remédios guardados, que muitas vezes passam do prazo de validade ou não são mais usados, motivaram Legislativo, Executivo e uma escola a pensar três projetos. De todos, serão colhidas ideias e as quais serão unificadas no programa.

A vereadora Helena da Rosa (MDB), que indicou a criação do ‘Farmácia Solidária’; a Secretaria de Saúde, que por conta de iniciativas de alguns pacientes já recebe doações de medicamentos ainda com possibilidade de uso; e de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Duarte de Macedo, que criou o projeto ‘Análise do descarte de medicamentos vencidos ou em desuso no município de Venâncio Aires’.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido