O número de casos de dengue em Venâncio Aires chegou a 152, conforme boletim divulgado pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura, no fim da tarde desta segunda-feira, 1º. Ao todo, 69% dos 221 pacientes que realizaram o teste para a doença tiveram o diagnóstico confirmado. Além disso, seis seguem em análise.
Desde a metade de abril, Venâncio registra um surto da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No dia 22 de maio, uma mulher de 57 anos morreu vítima da doença.
Na semana passada, o Município decretou Estado de Emergência na Saúde Pública Municipal, decorrente de infestação do mosquito Aedes aegypti. O documento possibilita a contratação de pessoal e aquisição de equipamentos para atuar no combate e na prevenção da dengue. Entre as contratações está a de dez agentes de endemias. Atualmente, são apenas quatro para todo o município.
Fique atento aos sintomas
Entre os sintomas de dengue estão febre alta de início súbito, com duração máxima de sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor muscular ou nas articulações, fraqueza ou exantema (erupção cutânea). Quem apresentar os sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa para realizar uma consulta médica e o teste para a doença.
LEIA MAIS:
Confira a cartilha virtual de combate à dengue produzida pela Folha do Mate
Dengue: frio chegando, mas cuidados devem ser mantidos o ano todo