A pesquisa encomendada pela Folha do Mate ao Instituto Methodus, para verificar a intenção de voto para a Prefeitura de Venâncio Aires – disputa da qual participam os candidatos Giovane Wickert (PSB) e Jarbas da Rosa (PDT), com seus vices Celso Krämer (PTB) e Izaura Landim (MDB), respectivamente -, também ouviu os 400 entrevistados presenciais sobre outros ‘recortes’. Eles foram perguntados, por exemplo, sobre as áreas que devem ser priorizadas no próximo governo.
A saúde ficou em primeiro lugar, com 52%. Na sequência aparecem emprego (17,5%), educação (15,8%), segurança (10,5%), transporte (2,5%) e limpeza pública (1,5%). Os eleitores que não souberam definir uma área prioritária somaram 0,3%. Em razão disso, a Folha do Mate dá início à série temática pela saúde, que foi mencionada como prioridade número um em 20 das 22 regiões, da cidade e do interior, pelas quais passaram os pesquisadores. Confira o que cada candidato tem a dizer sobre o tema.
Temática saúde
Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB)
• A dupla ressalta a larga experiência na área, uma vez que Jarbas da Rosa é médico comunitário e Izaura Landim enfermeira. Eles garantem que a saúde receberá atenção especial caso vençam a eleição e assumam a Prefeitura.
• De acordo com os representantes da coligação ‘Aliança pelo Desenvolvimento’, o plano de governo destaca a necessidade de garantia de acesso a serviços de qualidade, acolhimento mais humano e redução no tempo de espera para consultas, exames e medicamentos.
• Jarbas e Izaura projetam ampliação do horário de atendimento nas unidades básicas de saúde (UBSs) nos bairros ou regiões de maior demanda. Também planejam a realização de mutirões periódicos para consultas e cirurgias eletivas.
• Eles também desejam aumentar o número de equipes de saúde da família, de atendimentos domiciliares e de agentes comunitários de saúde, além de buscar recursos para a construção do novo Centro Materno Infantil.
• Mais médicos clínicos, pediatras e ginecologistas na rede municipal; implantação da Farmácia Solidária; criação do programa de atenção às crianças com transtorno do espectro autista; e unidade móvel com atendimento multiprofissional às comunidades estão entre as prioridades.
• Ainda em relação à saúde, Jarbas e Izaura ressaltam a necessidade de trabalho de mãos dadas e garantia de apoio integral ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas.
Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB)
• A chapa formada por Giovane Wickert e Celso Krämer afirma que pretende dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado na saúde, bem como fortalecer o setor com o desenvolvimento de novos projetos para o bem-estar da comunidade.
• Conforme os líder da coligação ‘Unidos por Todos’, uma das iniciativas desenvolvidas pela atual gestão – reconhecida a nível estadual com o Prêmio Gestor Público 2018 -, foi o Programa Fim das Filas, que viabiliza a marcação de exames e consultas com especialistas, de forma eletrônica, sem a necessidade de espera em filas, nas unidades básicas de saúde (UBSs).
• Para o próximo mandato, também é intenção de Giovane e Celso ampliar a oferta de exames laboratoriais e de imagem, sejam elas básicos ou especializados, nas linhas de prevenção e de diagnóstico.
• A chapa de situação salienta a mudança em relação à fila de cirurgias eletivas, que deixou de ser um arquivo físico e, agora, consta no site da Prefeitura. Para a dupla, isso garante mais transparência e lisura ao andamento.
• Na área da saúde, os candidatos ainda projetam o aumento quantitativo de autorizações e cirurgias eletivas, a partir de recursos próprios, financiamentos federais e emendas parlamentares. Para os serviços de média complexidade, o objetivo é fortalecer a estrutura com o auxílio do Centro Regional de Especialidades Médicas (CREM) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), ambos como sede em Santa Cruz do Sul.