Secretaria de Saúde de Mato Leitão realiza capacitação com profissionais sobre saúde mental

-

A Secretaria Municipal de Saúde realiza hoje uma capacitação com os profissionais que atuam nos dois postos de saúde do município. A atividade intitulada de ‘Saúde mental em tempos de Covid e pós-Covid’ será realizada pela psiquiatra Camila Genz Kistemacher, das 15h às 17h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central. Por esse motivo, as duas unidades (do Centro e de Vila Santo Antônio) estarão fechadas durante esse horário.

De acordo com a psicóloga da Secretaria de Saúde, Solange Adams Simon, o Ministério da Saúde enviou aos municípios pequenos, que não têm Centro de Atenção Psicossocial (Caps), um valor específico para ser aplicado na área de saúde mental neste momento de pandemia. “A portaria já veio com algumas sugestões de como utilizar esse valor. Uma delas era a capacitação dos profissionais da saúde para atender a demanda da saúde mental relacionada à Covid, como o aumento de quadros de ansiedade e vários outros sintomas”, explica.

Além disso, o valor também será aplicado em ações de cuidado aos profissionais da saúde – ‘Cuidando do Cuidador’. “É muito importante a preocupação com a saúde mental dos profissionais que estão na linha de frente neste momento tão ansiogênico a todos, mostrando que eles também adoecem, sofrem, se angustiam neste momento atípico e necessitam ser cuidados”, avalia.

“É muito importante essa preocupação do Ministério da Saúde com os municípios de pequeno porte que não possuem uma estrutura de CAPS para dar apoio, oportunizando recursos para capacitações na área da saúde mental neste tempo de Pandemia.”

SOLANGE ADAMS SIMON – Psicóloga da Secretaria de Saúde de Mato Leitão

O valor recebido também foi investido em tecnologia remota para atendimentos on-line da equipe multiprofissional. “Esse incentivo financeiro vem em um momento oportuno para que possamos ampliar o olhar de toda equipe da saúde para os usuários do município, sensibilizando e capacitando todos os profissionais para uma acolhida integral, com um olhar especial à saúde mental”, destaca. A organização da programação contou com o envolvimento da enfermeira Carla Stöhr e do apoio da secretária municipal de saúde Joana Maria Kist Dresch.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido