Fotos: AI Prefeitura
Fotos: AI Prefeitura

A Unidade Básica de Saúde do bairro Gressler foi o espaço de realização de um projeto que levou informações sobre a Ouvidoria do Sistema Única de Saúde (SUS) e também orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce de HIV/Aids e câncer da pele. As atividades foram desenvolvidas em dezembro do ano passado pela assistente social, Camila Brandão e enfermeira, Géssica Tatsch, residentes da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. O público alvo foram os usuários da unidade, que buscaram atendimento no horário estendido, das 17h às 19h.

“A finalidade da atividade foi repassar informações; conscientizar a população sobre a importância de prevenir e diagnosticar precocemente o HIV/Aids e o câncer da pele; e temas alusivos ao dezembro vermelho e laranja. Aproveitamos, também para falar sobre a Ouvidoria SUS, um importante sistema de informação que possibilita o diálogo e a participação do cidadão na avaliação e fiscalização da qualidade dos serviços de saúde”, destacam as residentes.

Desenvolvidas junto à sala de espera da UBS, as atividades ainda incluíram a elaboração de cartazes informativos sobre o que é e como podem procurar a ouvidoria. “Avaliamos que atividades como essas são importantes e necessárias pois possibilitam a prática educativa de promoção da saúde às pessoas que estão aguardando por atendimento”, destacam. De acordo com as profissionais, durante a realização da atividade, muitos usuários referiram não ter conhecimento sobre a ouvidoria como meio de comunicação.

Fonte: AI Prefeitura

LEIA MAIS:

notícias saúde Folha do Mate