coronavírus venâncio aires
(Foto: Alejandra De Lucca V./Minsal/Divulgação)

Um consórcio nacional promete colocar as prefeituras na disputa pela compra de vacinas contra o coronavírus. A medida surge como alternativa frente a morosidade do Plano Nacional de Imunização, coordenado pelo Ministério da Saúde. A formação do consórcio, via Frente Nacional de Prefeitos (FNP), terá a participação de Venâncio Aires.

A informação foi confirmada pelo prefeito Jarbas da Rosa. “Todas as iniciativas para adquirir vacinas são válidas. A imunização é a única saída”, afirmou o prefeito. Ele destacou ainda que a medida autorizativa para participar do movimento da FNP seguirá até segunda-feira, dia 8, para a Câmara de Vereadores para os parlamentares deliberarem. A principal vantagem da compra, das vacinas, por meio de consórcio é o ganho de escala, condição de negociar volumes e prazos. A intenção é de que o consórcio seja formalizado até o dia 22 de março.

Regionalmente, o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), que é integrado por Venâncio Aires, também articula, há pelo menos dez dias, com a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) a compra de vacinas. Granpal mantém contatos com fabricantes da vacina desde dezembro do ano passado, em especial como o Instituto Butantan, Pfizer/BioNTech, e Moderna.

Da mesma forma, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) criou comissão de trabalho com a Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (Ageconp) e representantes de vinte consórcios públicos do estado para a organização de compra de vacinas contra a covid-19. “É um movimento de união importante. São várias as frentes de movimentos de união que servem para agilizar a logística de compra e distribuição das vacinas”, resumiu Jarbas da Rosa.

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que estados e municípios podem comprar e fornecer vacinas contra a covid-19 caso o Plano Nacional de Vacinação seja descumprido ou não haja vacinas suficientes para imunizar a população. No mesmo período, o Senado aprovou projeto de lei que autoriza estados, municípios e o setor privado a adquirirem vacinas contra a Covid-19.

Vacinação hoje no Parque

Hoje será retomada a vacinação contra Covid-19 no Parque Municipal do Chimarrão, pelos sistema drive-thru, com os idosos no carro. A imunização é das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia. O acesso dos veículos se dá pelo portão principal do parque. A vacinação ocorre em frente ao Ginásio Poliesportivo e a saída dos carros no portão próximo ao ginásio. Para se vacinar, é preciso apresentar carteira de vacinação, documento de identidade e cartão do SUS.

Acamados

Da mesma forma prossegue o cadastro de idosos acamados para vacinação contra a Covid-19. Nesse modelo, as equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde se deslocando até as residências que solicitaram as doses do imunizante. O agendamento para vacinação nestes casos, pode ser feito por meio do telefone/Whatsapp 51 99910-9500, informando o nome, data de nascimento, endereço do paciente acamado, telefone para contato e com algum ponto de referência para localização das equipes.

Novo lote

A remessa de 174,8 mil doses de vacinas CoronaVac Butantã contra a Covid-19, que chegou ontem ao Rio Grande do Sul, começa hoje a ser distribuída aos municípios. Esse lote será destinado à aplicação da segunda dose em pessoas que já receberam a primeira. O esquema vacinal da CoronaVac prevê um intervalo de até 28 dias entre as duas aplicações. O esquema vacinal completo com duas doses é necessário para obter a resposta imune esperada para a prevenção da Covid-19.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate