Durante a vacinação contra a Covid-19, em muitas cidades do estado e do país, as doses remanescentes, ou seja, aquelas que sobravam, começaram a ser aplicadas em pessoas que estavam na fila da ‘xepa’ da vacina (sobra de doses). Isso porque, praticamente todas as vacinas têm um curto tempo para aplicação após ter o frasco aberto.
Em Venâncio Aires, a ‘xepa’ também ocorre. No entanto, conforme a enfermeira coordenadora do setor de Imunizações, Roselene Heinen, o formato está disponível para aquelas pessoas incluídas em algum grupo prioritário. “A pessoa tem que ter alguma comorbidade ou, por exemplo, ser cuidadora de um idoso”, afirma.
O processo ocorre ao final do dia, quando as doses restantes retornam para o posto de saúde Central. “Ligamos para as pessoas da fila e elas têm que vir até o posto em no máximo 15 a 20 minutos, então tem que ter uma disponibilidade”, completa.
Roselene destaca que, nos últimos dias, não têm sobrado doses. Quando restam doses da ação de vacinação que ocorre durante o dia, as equipes também têm a opção de encaminhar as doses para as aplicações que acontecem no fim do dia, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do bairro Gressler e Santa Tecla.
Como participar
Para entrar na fila da ‘xepa’ a pessoa precisa ter alguma comorbidade ou participar de um dos grupos prioritários da vacinação. Confirmando esta condição, pode entrar em contato com o posto de saúde Central pelo telefone (51) 2183-0249, para informar nome e número de contato.
Vacinas disponíveis em Venâncio Aires
• CoronaVac/Butantan: cada frasco gera 10 doses. Após aberto, deve ser usado em oito horas
• Oxford/Astrazeneca: cada frasco gera cinco doses. Após aberto, deve ser usado em 48 horas
• Janssen: cada frasco gera cinco doses. Após aberto, deve ser usado em seis horas
• Pfizer: cada frasco gera seis doses. Após aberto, deve ser usado em seis horas
Pontos de vacinação terão suporte informatizado
1 A partir desta semana, todos os locais de vacinação em Venâncio Aires terão sistema informatizado, com computadores para acesso aos dados de quem já se vacinou.
2 Isso acontece porque há pessoas buscando por vacina mesmo já tendo recebido as duas doses.
3 Nos locais, os vacinadores terão que consultar a plataforma SI-PNI do Programa Nacional de Imunizações, com CPF ou número do cartão do SUS.
4 Ontem, na ação de vacinação no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, dois computadores estavam disponíveis no local, porém, não funcionaram. “Teremos que ter esse cuidado e esse controle daqui em diante. Não sabemos o que pode acontecer se alguém tomar uma terceira dose da vacina”, afirma.
Vacinação hoje
Nesta terça-feira, 29, o município começa a imunizar pessoas com 42 anos ou mais. Serão três locais à disposição deste público: das 8h às 14h, na comunidade Santa Santa Ana, bairro Dietrich, e das 17h às 19h, na Unidades Básicas de Saúde dos bairros Gressler e Santa Tecla, com distribuição de senhas. Até a tarde da segunda-feira, 28, o município aplicou 27.994 primeiras doses e 9.769 segundas doses.
É necessário apresentar carteira de vacinação, cartão SUS e documento de identidade para garantir a vacina. Para pessoas com comorbidades fora da faixa etária geral é preciso apresentar documentos que comprovem a comorbidade. Já motoristas, professores, profissionais da saúde e segurança, precisam apresentar documento de vínculo empregatício.
LEIA MAIS: