A possibilidade de fornecer produtos alimentícios para famílias de Canoas está fazendo a Secretaria Municipal da Agricultura ampliar a busca por produtores rurais interessados em aderir ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O cadastro é possível para agroindústrias familiares e produtores de frutas ou de hortaliças. A inscrição é necessária também para quem já havia participado do programa em outros anos. As adesões podem ser feitas até o próximo dia 20 na própria Secretaria, na rua Sete de Setembro, entre segunda e sexta-feira, das 7h30min às 13h30min.

A entrega de alimentos para famílias em estado de vulnerabilidade social do município da região metropolitana iniciou no fim do ano passado. Naquele período, as vendas de produtos da agricultura familiar venâncio-airense chegaram a R$ 59 mil. Conforme o assessor Cristiano Kaufmann, a Prefeitura de Canoas já sinalizou com o aumento do índice de comercialização para 2015. Kaufmann acredita que, vista a demanda existente, este montante pode até triplicar, o que necessitaria a busca por cerca de 30 agricultores somente para abastecer as famílias canoenses beneficiadas.

A mobilização se justifica pois as regras do programa indicam que um produtor pode fornecer alimentos através do PAA para somente um município. Desta forma, um agricultor que venda sua produção para ser entregue pelo programa em Venâncio Aires fica impedido de fazer o mesmo para outros municípios. Para a Capital do Chimarrão, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) já anunciou o repasse de R$ 466 mil para a aquisição de alimentos ao longo deste ano. O município foi um dos cinco primeiros do Estado e um dos 50 primeiros do Brasil a receber a confirmação do repasse de valores.

Segundo o técnico rural Rafael Câmara, o montante liberado pelo MDS leva em consideração o índice populacional de cada município. “Se levássemos em consideração o potencial da nossa agricultura familiar, poderíamos receber um valor bem mais alto, dado o volume de produtores que temos hoje em condições de se adequar ao programa”, destaca. Em Venâncio, a entrega de alimentos via PAA chega a cerca de 600 famílias e atendidos por mais de 10 entidades assistenciais, numa parceria da Secretaria da Agricultura, Secretaria Municipal da Habitação e Desenvolvimento Social e Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova).

EXEMPLO BEM-SUCEDIDO

Um dos casos de produtores rurais que incrementaram sua renda e qualidade de vida com o auxílio do programa é o agricultor Vilson dos Santos Trindade. Aos 61 anos, ele deixou há dois anos o trabalho com a lenha, incentivado pela possibilidade de plantar alimentos e vende-los ao PAA. A alternativa escolhida foi o plantio de hortaliças em sua propriedade de cerca de um hectare, em Linha Estrela, às margens da RSC-287.

Desde então, Trindade dedica-se ao plantio de pimentão, feijão-vagem, moranga, melancia, cebola, alface e repolho. Com o auxílio da esposa, cuida da plantação ao passo em que mantém bovinos e pescados na propriedade. O avanço nas finanças da família conquistado desde então é atestado pelo próprio agricultor. “Não posso me queixar. Com as hortaliças, toda semana tenho dinheiro no bolso”, declara.