Pontualmente às 20h, os alunos do grupo teatral Espaço Kriativo de Atores (EKA) encararam um grande público durante a 1ª edição do Festival Estudantil de Teatro, quinta-feira à noite, 21, no palco da Sociedade de Leituras. Promovido pela Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo, em parceria com as escolas, mais de 200 pessoas assistiram a três peças de teatro e apresentações musicais.
Sob o comando da professora Pablina Silva, os pequenos artistas garantiram boas risadas do público com a peça Dorothy na Terra de Oz. Formado por meninas, em sua maioria estudantes do Colégio Oliveira Castilhos que se reúnem nos finais de tarde das quartas-feiras para os ensaios, o grupo mostrou seus dotes artísticos com muita competência.
[GALERIA_330]
Os alunos da Escola Frida Reckziegel, de Vila Palanque, contaram a história de como o próprio educandário ensinava durante a década de 1950. Até uma bicicleta dos velhos tempos foi trazida ao palco. A professora Janaína Helena Loeblein foi a responsável por motivar e ensinar os alunos a gostar do teatro. Por fim, os alunos da escola Cônego Albino Juchem apresentaram a peça O Fantasma, baseada num poema do autor Mário Quintana. A responsável pela turma foi a professora Ju Schwingel. Durante o período de transição de cada apresentação, alunas das escolas Cônego e Gaspar Silveira Martins cantaram músicas executadas nas etapas eliminatórias do Festival Estudantil de Música.
“Surpreendemo-nos positivamente, tanto pelo público quanto pela qualidade das apresentações. Agradecemos à parceria da Sociedade de Leituras e de todos os participantes. A intenção é mantermos este evento anualmente”, disse o secretário-adjunto da Cultura, Saul Zart. A mostra artística não tem caráter competitivo e serve para incentivar as escolas a apresentar seus trabalhos, buscando um amadurecimento das atividades teatrais no município.
FESTIVAL DE MúSICA NA JUBAL
Neste sábado, 23, a partir das 8h, será a vez dos alunos da Escola Jubal Junqueira receber a etapa classificatória do Festival Estudantil de Música. A Secretaria de Cultura repassou outras datas do evento. Dia 27 de setembro será na Escola Frida Reckziegel, no dia 8 de outubro na Escola Crescer e no dia 9 de outubro na Escola Monte das Tabocas. No dia 23 outubro, na Sociedade de Leituras, ocorre a final.