O prefeito Airton Artus e o chefe do escritório local da Emater/Ascar-RS, Vicente Fin, recepcionaram na segunda-feira, 28, as duas novas profissionais veterinárias
que passarão a integrar a equipe do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), da Secretaria da Agricultura. Ao lado do secretário municipal Anduir Lenhardt e do veterinário-coordenador do SIM, Alexandre Dotto, as novas veterinárias, Virgínia Andrade e Fernanda de Lima Sant’Anna, assumem por concurso público a partir do mês de abril.
O secretário Lenhardt destaca que o SIM foi reestruturado nos últimos anos e as novas veterinárias assumem no lugar de profissionais contratados por período emergencial. Além de quatro médicos veterinários, a equipe do SIM conta com dois técnicos agrícolas e um agente administrativo. Para o setor foram adquiridos ainda dois veículos visando o reconhecimento da equivalência do Sistema de Venâncio Aires aos Serviços de Inspeção Estadual e Federal (Susaf). “Foram mais de R$ 2 milhões investidos pelo Município nos últimos anos nesse trabalho. Vimos nossos frigoríficos alcançando um padrão de qualidade e abrindo novos mercados, empresas investindo, gerando emprego e ampliando a qualidade de vida no campo”, defendeu Anduir Lenhardt.
Os investimentos em novos aviários, frigoríficos e pocilgas de porcos mais que triplicaram em Venâncio Aires nos últimos dois anos e já representam quase 40% da economia agrícola local. A política de diversificação com assistência técnica especializada também visa a manutenção do jovem no campo.
O prefeito Airton Artus acrescenta que o fortalecimento do SIM tem ligação direta com a consolidação do pólo de proteína animal como opção viável e rentável de diversificação rural. “Não é fácil mudar mentalidades e anos de tradição de trabalho artesanal das nossas agroindústrias, mas para quem deseja alcançar novos mercados, adequados à sanidade e exigências internacionais, o trabalho do Sistema de Inspeção Municipal é fundamental. Nesse sentido penso que Venâncio conseguiu avançar muito e a aprovação das nossas agroindústrias de origem animal no Susaf veio coroar esse trabalho”, finaliza Artus.
As novas veterinárias, naturais do Paraná e Estância Velha, irão atuar diretamente na fiscalização de abatedouros e orientação a agroindústrias de origem animal.