Após o licenciamento de cinco médicos durante o período eleitoral e o pedido de exoneração de outros seis profissionais por carga horária incompatível com as atividades de consultório, a Secretaria Municipal da Saúde anunciou a reposição de três profissionais. Através de um esforço conjunto, dois pediatras e um clínico geral passam a integrar a equipe municipal de saúde. Além disso, tramita na Câmara de Vereadores projeto de lei para contratação temporária por excepcional interesse público de mais um médico de saúde da família por 40 horas.
Conforme o secretário municipal da Saúde, César Schumacher, as últimas semanas tem sido de contatos diários com os profissionais médicos. Para ele, além do baixo número de profissionais interessados em ingressar na rede pública, o salário não tem se mostrado atrativo para aqueles que possuem consultórios estabelecidos na cidade.
A secretaria de Saúde, no entanto, comemora a adesão de três profissionais que entenderam a importância do momento. Os pediatras Jesus do Couto e Márcia Artus passam a atender junto ao Centro Materno Infantil, que funciona no Posto de Saúde Central. Com isso, cerca de 50 crianças contarão com atendimento semanalmente no local. A médica Adriane Naue atende nas segundas, quintas e sextas-feiras no Posto de Saúde do bairro Gressler.
Schumacher destaca ainda que, devido ao remanejo de outros profissionais, a partir desta semana os postos de saúde de Centro Linha Brasil e Vila Deodoro voltam a contar com atendimento médico.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires