A partir do dia 1ºde novembro, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) iniciará a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no Estado. Na campanha deverão ser imunizados 5 milhões de bovinos e búfalos com idade de até 24 meses.
Nesta etapa, o Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da Seapa disponibilizará a doação de aproximadamente 2,2 milhões de doses de vacinas contra a febre aftosa aos produtores inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou no Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar (PECFAM) que possuírem rebanho de até 100 bovinos e/ou búfalos por núcleo familiar. “Não terão direito ao benefício os produtores rurais que não tenham realizado a comprovação da vacinação em campanhas anteriores ou que não tenham pago multas aplicadas previamente”, alerta Antônio Werner, coordenador do Departamento de Defesa Animal de Venâncio Aires.
Werner chama atenção que durante este período, os proprietários que não tiverem direito às vacinas doadas pelo Estado deverão comprar as doses necessárias para vacinação do seu rebanho e apresentar a nota fiscal nas Inspetorias Veterinárias ou escritórios de Defesa Agropecuária da Seapa, especificando a quantidade de animais vacinados, por categoria. O prazo máximo para apresentação da mesma é de cinco dias úteis após o término da campanha.
A vacinação é obrigatória para todos os bovinos e búfalos com idade de até 24 meses e o objetivo é a proteção do rebanho gaúcho contra esta doença grave, altamente contagiosa e responsável por grandes prejuízos econômicos e sociais ao Estado.