O dia de ontem marcou o inicio do segundo semestre letivo das instituições de educação, com algumas exceções. Ao todo, 12.537 estudantes voltaram para as salas de aula, sendo eles da rede municipal, estadual, Instituição Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Colégio Professor José de Oliveira Castilhos e Gaspar Silveira Martins. Os 302 alunos do Bom Jesus reiniciam suas aulas hoje pela manhã.
Os universitários da Univates retornaram para a instituição na última quinta-feira, 26, e no próximo dia 9 ocorrerá a abertura do semestre com um show da banda Luauê, entrada gratuita. Amanhã os estudantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) voltam a frequentar o campus de Venâncio Aires e de Santa Cruz do Sul. Por fim, no dia 6 de agosto é a vez dos estudantes do Dom Alberto.
Com o inicio do segundo semestre vem a preocupação da recuperação das notas e o foco nos estudos para não repetir de ano. Não é o caso de Amanda Machry que estuda no Colégio Professor José de Oliveira Castilhos. “Graças a algumas horas a menos na internet, tirando um tempo pra estudar e fazer trabalhos, eu não tenho nenhuma nota pra recuperar”, conta. Portanto ela frisa que o importante é focar nos novos conteúdos que serão aprendidos. Essa semana, ela ressalta que também será um momento para colocar as fofocas em dias. “Então, férias foi boa enquanto durou, mas agora tenho que estudar”, determina.
Para a Secretária de Educação, Marione Drebel, é muito importante esse recesso escolar para os professores e alunos descansarem e voltar com um ânimo a mais para as salas de aula. “Eles precisam relaxar para voltarem mais estimulados”, explica. A Coordenadora Pedagógica, Alice Theis, lembra que com o retorno das aulas voltam as reuniões e a formação continuada. “O semestre é pensado em reflexões e discussões para o ciclo de alfabetização, que atende crianças de 8 anos, 1º ao 3º ano”, destaca Alice. Ela ainda ressalta que todos os alunos da educação infantil precisam saber ler e escrever fluentemente.
O segundo semestre é conhecido também pelas inúmeras atividades que transcorrem durante os seis meses. Segundo Alice, a PROGRAMAÇÃO inicia já no mês de agosto com o seminário para os alunos do Eja, seguido pelo dia dos estudantes. As escolas também estão se programando para a Semana da Pátria e Farroupilha, assim como a comemoração dos dias especiais, como o dia das crianças, professores e supervisores.