O exercício de simulação de resgate de múltiplas vítimas em caso de atentado por produtos químicos e radioativos mostrou que em 80 minutos a Força Estadual de Saúde e o Comando Militar do Sul, com apoio da EPTC e Brigada Militar, conseguiram resgatar 30 pessoas contaminadas. O treinamento foi realizado nesta quarta-feira (28), junto ao Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, e teve por objetivo a preparação das equipes para a defesa, segurança e atendimento de saúde durante a Copa do Mundo Fifa 2014.
A secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, acompanhou as atividades de resgate. O Governo do Estado, por meio da pasta da Saúde, investiu R$ 30 milhões na criação da Força Estadual de Saúde e desenvolveu estruturas, equipes e procedimentos que poderão ser utilizados regularmente em caso de incidentes com múltiplas vítimas em qualquer região do Estado.
Simulação
Inicialmente, figurantes que representavam a torcida encontravam-se na fila para compra de ingressos para um jogo quando um desconhecido deixa uma mochila preta perto do local. O fato chama a atenção da segurança que logo aciona os órgãos responsáveis. Um dispositivo de dispersão radiológica é acionado remotamente e passa a liberar o agente radioativo, cloreto de Césio 137, de forma combinada com o agente químico Dimetilamina.
Durante a ação, o local foi isolado rapidamente e ativada a força de contingência. Logo começou o resgate das vítimas, que passaram pela descontaminação, acolhimento e triagem no Posto Médico Avançado da Força Estadual de Saúde. O Samu 192 e a equipe de saúde aeromédica fizeram o transporte das vítimas para os hospitais de referência Mãe de Deus, Pronto Socorro e Cristo Redentor.