A Secretaria Municipal da Habitação e Desenvolvimento Social está em fase final de seu processo de seleção de moradores para o Residencial Bela Vista. Até a próxima semana, as famílias pré-selecionadas para ocupar os 256 apartamentos do conjunto de edifícios estão sendo recebidas para a conferência e atualização de seus dados cadastrais. A expectativa da equipe técnica da Secretaria é de que o processo seja encerrado antes do final do mês, quando um dossiê com as informações dos candidatos será enviado para aval da Caixa Econômica Federal.
As visitas às famílias constantes na lista de espera para residir nos apartamentos populares estão sendo feitas desde maio pelas servidoras da Secretaria. Para a seleção, os critérios observados são renda familiar mensal de até R$ 1,6 mil, possuir dados atualizados no cadastro único, residir em áreas de risco e necessidade de atendimento da pessoa pelos centros de serviço social do município, como o Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Ainda há reserva de 5% do total de vagas para famílias com idosos e outros 5% para famílias deficientes físicos.
A assistente social Ana Cláudia do Amaral Teixeira frisa que o relatório de contemplados elaborado pela Secretaria da Habitação precisa ser corroborado pela Caixa. O dossiê que será entregue à equipe responsável pelo cruzamento de dados dos inscritos no programa Minha Casa, Minha Vida será composto pelos dados de 256 famílias e mais 72 suplentes. Ana Cláudia acredita que a lista definitiva de selecionados será liberada pela Caixa ainda em dezembro deste ano.
O condomínio residencial Bela Vista é o maior empreendimento habitacional já lançado em Venâncio Aires. Os 16 blocos de 16 apartamentos cada estão sendo construídos em área de três hectares, no entroncamento que liga o bairro Bela Vista à Linha Tangerinas e Linha Canto do Cedro. As obras, que já chegam a cerca de 90% de conclusão, possuem custo de R$ 15,3 milhões e estão a cargo da construtora venâncio-airense ALM Engenharia.