Durante sessão na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores, na noite desta segunda-feira, 4, o secretário municipal de Saúde, Celso Artus, a presidente da Liga
Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires, Izoldi Bugs e a vereadora Helena da Rosa foram responsáveis pela abertura oficial da Semana Municipal de Combate ao Câncer, convidando a comunidade para participar. O objetivo é divulgar ações de conscientização e atenção à doença que já é a terceira causa de morte em Venâncio Aires, somente atrás de enfermidades envolvendo o aparelho circulatório e do respiratório.
Durante a Tribuna, Celso Artus falou sobre as dificuldades das famílias em conviver com o paciente com câncer e também da angústia de aguardar numa fila para o início de um tratamento. O secretário destacou a atuação da Liga, que há quase 20 anos auxilia e procura dar amparo às famílias. “O trabalho da Liga não tem preço. O câncer é uma doença que mais angustia o dia a dia da Secretaria e de todos nós servidores. Temos consciência das dificuldades, principalmente para informar a um familiar com câncer que ele terá de aguardar um chamado para o tratamento. Bem diferente de justificar para uma pessoa que tem um problema ortopédico, por exemplo,”, salienta o secretário.
Celso complementa que há uma busca incessante em trazer um serviço de Oncologia para Venâncio Aires. “Se começa de forma lenta, mas as ações só acontecem quando se busca e se pensa nelas. Venâncio quer ser uma cidade que consiga dar o acabamento do tratamento destas doenças. é difícil, mas foi assim que se conseguiu a UTI. A Administração Municipal abraçou a ideia, junto com a comunidade, e conseguiu.”
A presidente da Liga, Izoldi Bugs, diz que o trabalho realizado pelas pessoas envolvidas atinge o município inteiro e só existe o combate ao câncer com a prevenção. “Vamos trabalhar na prevenção, no diagnóstico precoce e assim obter cada vez mais êxito na cura destas pessoas portadoras de câncer”, ressaltou Izoldi. Uma das precursoras da Liga Feminina, a vereadora Helena da Rosa, destacou a importância das pessoas envolvidas e do trabalho desenvolvido por elas. “Gostaria de cumprimentar essas valorosas mulheres. A Liga vai fazendo um rodízio da diretoria, mas sempre as mesmas pessoas estão ali, no dia a dia, auxiliando a saúde pública de Venâncio. é importante o apoio financeiro e emocional, porque quando uma pessoa está doente, a família toda está doente”, completa Helena.
PROGRAMAÇÃO
A PROGRAMAÇÃO ocorre até domingo, dia 10, com atividades e palestras gratuitas à população. Durante a quinta-feira, dia 7, o auditório da Câmara de Vereadores volta a ser palco para a palestra da Dra. Scheila Marquetto. Na sexta-feira, 8, a atividade acontece a partir das 8h, na praça da Matriz, com oferta de testes rápidos e orientações da Secretaria Municipal de Saúde. Sábado, dia 9, a PROGRAMAÇÃO integrará o Passeio Ciclístico Ciclovia é Vida, às 16h, e no domingo, 10, haverá o encerramento das atividades com uma mateada de conscientização, a partir das 15h, também na Praça.