
O frio demorou para chegar, mas veio com tudo nesta semana. As marcas negativas agradam alguns e desagradam outros tantos, mas não tem como negar que as paisagens proporcionadas neste inverno geram belas imagens, como pode ser visto na capa da Folha do Mate de hoje. A semana mais fria do ano tem marcas negativas em grande parte do Rio Grande do Sul, inclusive em Venâncio Aires, tanto que a geada pintou os gramados, telhados e carros de branco.
Durante a manhã de ontem, os leitores da Folha do Mate enviaram dezenas de imagens mostrando as paisagens de Venâncio Aires, Mato Leitão e Cruzeiro do Sul. Segundo as medições da MetSul Meteorologia, a temperatura mais baixa no Rio Grande do Sul foi registrada em São José dos Ausentes, onde os termômetros marcaram -7,8°C.
Em Venâncio Aires, o Instituto confirmou a temperatura de -2°C, a mesma divulgada por Douglas Henrique Becker, a partir de sua estação meteorológico, localizada em Linha Cerro dos Bois.
Trégua

O verão fora de época ainda não vai retornar, mas a previsão dos institutos meteorológicos é de que haja um acréscimo nas temperaturas a partir de hoje. Segundo o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates, uma massa de ar seco e frio ainda influencia as condições do tempo e confere outro amanhecer gelado, com possibilidade de geada na maior parte da região dos Vales, porém com a presença do sol, as temperaturas sobem de forma gradativa e a tarde será mais agradável.
A previsão é de minima de 3°C e máxima de 19°C para hoje. O modelo apresenta um acréscimo ainda mais acentuado para os próximos dias. Amanhã, o tempo continua firme e a máxima prevista é de 21ºC, a minima deve ser de 6°C. Avançando mais, na terça-feira, 25, a região poderá ter temperatura próxima dos 30°C.
O restante do inverno deve manter essa característica com períodos de frio intenso, com curta duração, e ondas de temperaturas agradáveis até atingindo picos elevados. Os estudos e projeções apontam que não há previsão de temperaturas tão baixas quanto às desta semana.