A Organização Não-Governamental Alphorria, detentora do Prêmio Diversidade RS, sedia nesta quinta-feira, 26, a partir das 14h, o primeiro Seminário da Roda de Troca de Saberes e Fazeres do Vale do Rio Pardo. O encontro, na sede da ONG (Rua Cláudio Reckziegel, 939, bairro Aviação), busca a formação de agentes culturais com recorte étnico-racial.
Conforme a diretora do Departamento de Formação da ONG Alphorria, Ana Landim, o seminário do grupo de trabalho do Vale do Rio Pardo retoma a principal pauta de discussão das Rodas de Troca de Saberes e Fazeres, que acontecem todas as sextas-feiras, no Memorial do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. “O debate será em torno da capacitação de organizações sociais para políticas públicas na área da cultura”, ressalta.
Ana Landim lembra que, para o grupo de trabalho de Venâncio Aires, responsável pela formulação da Roda de Troca de Saberes na região do Vale do Rio Pardo, esse encontro será um marco na formação de agentes culturais. Ela aguarda representantes dos municípios dos vales do Rio Pardo, Taquari e região metropolitana.
O primeiro Seminário da Roda de Troca de Saberes e Fazeres do Vale do Rio Pardo tem o apoio da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires em ação compartilhada com a Secretaria de Estado da Cultura, ONG Raízes D`Africa, Grupo Multiétnico de Empreendedorismo Social, Cooperativa Habitacional dos Correios, Associação Recreativa dos Correios, ONG Movimentação e Coletivo de Negros e Negras dos Correios.