Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do Mate.

O assunto dengue já é antigo, mas sempre é motivo de atenção e preocupação em todos os lugares do país. Na Capital Nacional do Chimarrão a preocupação não é diferente, pois o município também já está mobilizado amanhã e no dia 13 de fevereiro para conscientizar as pessoas e mantê-las livre do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

Para deixar a população consciente sobre o mutirão que irá ocorrer amanhã no bairro Gressler , os integrantes do Lions Melvin Jones farão hoje, a partir das 9h, a divulgação da campanha no Largo do Chimarrão. Além disso, na oportunidade, uma moto de som deve percorrer o bairro. “Nós do Lions existimos para servir a comunidade, para somar, colaborar e fazer parte, principalmente na área da saúde. O mosquito é algo que está no mundo todo e todas as pessoas estão preocupadas”, comenta a presidente, Antoniete Frolio.

A coordenação dos mutirões ficará por conta das Secretarias de Saúde, Obras e Meio Ambiente com a parceria dos clubes de serviços e voluntários do município.

Amanhã, no Gressler, serão recolhidos resíduos e entulhos acumulados que podem servir de criadouro para o mosquito. O ato ocorre das 8h às 16h e conta com a colaboração das pessoas para colocarem em frente às casas os pneus velhos, móveis, garrafas ou objetos que acumulam água. Na oportunidade, serão recolhidos esses materiais e notificados terrenos baldios com mato ou sujeira acumulada. Os voluntários deverão auxiliar as famílias a retirar os materiais dos pátios.

Importância da participaçãoNos locais em que os caminhões da Prefeitura não transitam, o terreno em frente ao novo Posto de Saúde do bairro também será ponto de descarte dos resíduos. A assessora da Secretaria de Saúde, Vera Tuppel, conta que o QG dos voluntários será junto ao ginásio do Gressler e, a partir deste local, duas equipes sairão para a limpeza de 13 quarteirões cada uma.

De acordo com o secretário da Saúde, Celso Artus, o mutirão no dia de amanhã terá um marco importante na comunidade. “A partir do mutirão, vamos buscar cada vez mais um envolvimento de toda a comunidade, porque só em um trabalho conjunto e global que nós vamos conseguir combater o mosquito”, comenta.

Para a secretária adjunta da Saúde, Rosane da Rosa, a colaboração e união de todas as pessoas é de extrema importância: “Teremos pontos que não conseguiremos chegar e esse mutirão, além de propor a limpeza, é também um alerta à população para cada um fazer a sua parte e ter aquele olhar sobre a sua casa e o terreno do outro lado da casa.”

Continuação do trabalhoEm caso de chuva, a ação deste sábado será transferida para o dia 13 de fevereiro, data que está programado, também das 8h às 16h, para o segundo mutirão, desta vez, no bairro Santa Tecla. Deste modo, vamos todos juntos abraçar esta causa e colaborar para deixar a cidade longe deste mosquito que tornou-se uma das ameaças à ‘saúde do país’.

 COMBATE

Muito se escuta falar sobre quais as medidas a serem tomadas para combater o mosquito Aedes Aegypti, mas nunca é demais relembrá-las. Confira a seguir os principais meios de combate à proliferação do mosquito:- Tampar caixas d’água, tonéis e latões;- Guardar garrafas vazias viradas para baixo;- Guardar pneus sob abrigos;- Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;- Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;- Manter lixeiras fechadas e piscinas tratadas com cloro.