ArquivoInstituto deve participar de paralisação nacional no dia 11
Instituto deve participar de paralisação nacional no dia 11

Servidores do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires decidiram pela não adesão à greve deflagrada por meio do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) – IFSul, que teve início na segunda-feira, 31 de outubro.

A reunião realizada ontem junto ao campus local começou por volta das 17h15min e só encerrou em torno das 19h45min. Estiveram presentes 43 servidores, 36 destes sindicalizados. A maioria deles, 30 votaram pela não adesão à greve, dez se abstiveram e três votaram de modo favorável à paralisação.

Segundo o diretor do campus, Cristian Oliveira da Conceição, a decisão considerou o contexto de fim de ano em que muitos estudantes já estão com data marcada para a formatura. Apesar da não adesão, ele destaca que foi consenso entre os servidores o impacto negativo das iniciativas que motivam a greve da categoria, ou seja, a PEC 55, antiga 241; o PLC 54, antigo 257; a Reforma do Ensino Médio e o projeto Escola Sem Partido, além da busca pela retomada das negociações da greve de 2015.

MOBILIZAçõES SEMANAIS

Diante do cenário, os servidores planejam realizar atividades semanais para marcar sua insatisfação. Foi formada uma equipe de mobilização composta por seis pessoas e ficou decidido que durante as reuniões pedagógicas das quartas-feiras à tarde, os servidores vão se reunir para planejar mobilizações, que devem se estender ao período de férias e ocorrer de diferente formas, inclusive no meio virtual.

A primeira mobilização deve ocorrer na próxima sexta-feira, 11 de novembro, Dia Nacional de Greve, data em que as atividades podem ser paralisadas em Venâncio Aires. O tema será discutido em reunião junto ao campus, marcada para quarta-feira, 9, às 13h30min.