Aulas serão recuperadas em sábado, numa data ainda a ser definida
Aulas serão recuperadas em sábado, numa data ainda a ser definida

Servidores do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires decidiram se juntar aos demais campi da rede e paralisar as atividades na próxima segunda-feira, 24. Trata-se do Dia Nacional de Lutas dos Servidores Públicos, deliberado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), em conjunto com diversas entidades e centrais sindicais, para marcar a contrariedade à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/16, que estabelece um teto para os gastos públicos em um período de 20 anos.

De acordo com a chefe de gabinete da Direção Geral do campus, Danielle Schweickardt, não haverá aulas neste dia e estas serão recuperadas em um sábado, em data ainda a ser confirmada. Apesar da paralisação, ela diz que os servidores se reúnem no campus durante a segunda-feira, a partir das 8h30min, para discutir o cenário que desenha, sobretudo no que se refere aos impactos na área da educação.

Ela menciona que muitas pessoas amenizam o cenário no sentido de que a PEC é necessária. “Nós também precisamos conversar sobre isso. é necessário aprovar esta PEC? Mas e os gastos supérfluos que o Brasil tem? Qual a prioridade?”, questiona-se.

VOTAçãO

Além de paralisações, estão previstos atos nos estados, além de envio de representações a Brasília para pressionar os deputados a votarem contra a PEC 241.

A Comissão Especial que analisa a proposta aprovou a redação final da proposta por 21 votos a 7, na terça-feira. Agora, a matéria volta ao plenário da Câmara para votação em segundo turno. O objetivo da base do governo é votar a PEC a partir da próxima segunda-feira, 24. Caso aprovada, a proposta segue para o Senado.