Chega a quase 500 o número de atendimentos prestados mensalmente em todo o município pelo setor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp). O número representa o somatório de serviços de manutenção ou implantação de novas lâmpadas em postes na cidade e interior. Os dados constam nos relatórios mensais emitidos pelo setor e que são entregues para análise do secretário Ronald Artus e do prefeito Airton Artus.
Para o coordenador do Departamento de Eletrificação da Sisp, João Vaz, a colaboração da comunidade é importante para agilizar o trabalho. “Pedimos que as pessoas registrem seus pedidos na Secretaria para atendermos as demandas mais rápido”, destaca Vaz, cujo Departamento é responsável pelos setores que cuidam da iluminação nas ruas e nas repartições públicas municipais. “Nosso interior é extenso e temos de organizar cronogramas de trabalho atender aos pedidos de cada região”, pontua. “Fazer o pedido diretamente na Sisp nos permite acionar a equipe responsável para, caso ela esteja no local, repor a lâmpada de forma instantânea, sem que a comunidade precise aguardar nova visita àquele local”, explica.
O setor de Iluminação Pública possui três equipes de trabalho, que se dividem entre a cidade e as chamadas regiões serrana e do barro branco no interior. Cada equipe é composta de um motorista e dois eletricistas. Só em agosto, os três grupos efetuaram 468 reposições de lâmpadas, sendo 264 na cidade e 204 na zona rural. “Na cidade, tivemos de percorrer média de 3,31 km no mês para realizar cada atendimento, enquanto no interior essa média sobe para 8,47 km por atendimento”, detalha o coordenador, lembrando que a extensão das estradas na área rural gira em torno de 1.000 km.
O Departamento de Eletrificação solicita que, dentro do seu horário de expediente, das 7h30min às 13h30min, os pedidos sejam feitos diretamente com a Secretaria Municipal da Infraestrutura e Serviços Públicos, pelos telefones 3983-1106 e 3741-2035. Outras opções são a recepção da Prefeitura, na rua Osvaldo Aranha, pelo telefone 3983-1000, ou o canal de Ouvidoria, preenchendo o formulário disponível no site da prefeitura.