A partir de agosto, a Vitrine do Exportador, iniciativa do governo federal que tem o objetivo de divulgar empresas brasileiras e seus produtos para o mercado internacional, passará a incluir o setor de serviços no Plano Nacional de Exportações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

A iniciativa permite que empresas do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços e Intangíveis (Siscoserv) sejam automaticamente incluídas na ferramenta.

Atualmente, mais de vinte e cinco mil empresas, seus principais produtos exportados e regiões de destino fazem parte da Vitrine do Exportador, que tem o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) como principal fonte de informação.

A ferramenta oferece às empresas cadastradas o serviço de construção da “vitrine virtual”, que permite incluir um texto de apresentação com informações comerciais, imagens, vídeos e contato. As informações podem ser incluídas em português, inglês e espanhol. A empresa que ainda não exporta, mas está preparada para exportar, também pode participar da Vitrine como potencial exportadora.

A Vitrine do Exportador é resultado de parceria entre MDIC e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

As empresas podem acessar a Vitrine do Exportador pelo Brasil Export ou diretamente no link e acessar o módulo “exportador “para solicitar senha de acesso à sua Vitrine Virtual. Qualquer dúvida ou outra informação pode ser dirigida para o serviço Comex Responde, disponibilizado na página principal da plataforma.

As empresas que não tenham interesse em se cadastrar no Vitrine do Exportador devem enviar um e-mail para [email protected]. Todos os serviços da plataforma são gratuitos.