Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateSid Ferreira, que por muitos anos trabalhou no Centro Clínico da Unimed e na recepção da Prefeitura, agora eleito vereador, quer agregar seus valores em prol da comunidade
Sid Ferreira, que por muitos anos trabalhou no Centro Clínico da Unimed e na recepção da Prefeitura, agora eleito vereador, quer agregar seus valores em prol da comunidade

Figura conhecida na cidade pela sua simpatia, Sidnei Luis Ferreira, ou melhor o Sid Ferreira, recepcionista na Prefeitura e ascensorista no Centro Clínico da Unimed por muitos anos, encara a partir de janeiro um novo caminho. Depois de se candidatar a vereador em 2012 e com os 423 votos não se eleger, no pleito deste ano conquistou 1.051 votos, que lhe asseguraram uma cadeira na Câmara de Vereadores para a legislatura 2017/20.

Atualmente com 39 anos, é casado com Michele Hermes, pai de Víctor Emanuel, Vitor e David Luís, e é dono de uma prestadora de serviços. Apesar de morar na região central da cidade, é no bairro Coronel Brito onde nasceu, se criou e têm sua família e amigos. Seus planos são de retornar para lá no próximo ano. “Toda minha vida foi lá, não passo dois dias sem ir lá.”

Sid iniciou os estudos na escola 11 de Maio, depois passou pelo Oliveira Castilhos, Monte das Tabocas, Cônego Albino Juchem e antigo Caic (hoje escola Crescer). Com uma infância difícil, seu pai morreu quando tinha 13 anos, precisou trabalhar desde cedo. Aos 11 anos começou a trabalhar no setor calçadista. Mais tarde, aos 18 anos, foi para o quartel, onde ficou por quatro anos. Durante o período conseguiu reunir recursos para construir uma casa nova para sua mãe em meados de 1997. No seu retorno, trabalhou como vigilante no Parque Municipal do Chimarrão e na metalúrgica Venâncio. E em meados de 2001 começou a trabalhar no Centro Clínico da Unimed, onde ficou até 2013, quando passou a trabalhar na recepção da Prefeitura de Venâncio até junho deste ano.

A política aliada ao amor pelo bairroSid filiou-se ao PDT em 2006. “Antes de me filiar tive várias conversas com o doutor Airton [Artus] e ele foi me mostrando o outro lado da política, pois eu não queria me meter, não queria me expor, não queria entrar neste mundo, pois achava que era um mundo muito obscuro, vivíamos na época uma tensão e pressão, entre Glauco e Almedo, pois se você tomasse partido sofreria as penalidades do outro. Mas aí isso passou e consegui enxergar um outro lado da política”, relembra. Ele ainda acrescenta que “sempre quis ajudar as pessoas e acho que nada melhor que a política para poder fazer isso. é um caminho para não só ajudar uma pessoa, mas uma comunidade inteira.”

Ele destaca que é o primeiro vereador eleito representante do bairro Coronel Brito na história dos 80 anos da Câmara de Vereadores. “Nunca teve um vereador eleito do lado de lá do asfalto. E temos um colégio eleitoral muito grande e sempre as pessoas do lado de cá iam lá colhiam os votos e iam embora, nunca teve um vereador que saísse de lá eleito.”

Depois de tentar se eleger em 2008, na campanha deste pleito tinha a expectativa de dobrar a votação, mas fez mais. “Me surpreendi com a votação. Pois foi uma campanha feita com a família, amigos e voluntários, pois quando não se tem recursos é necessário se apegar a essas pessoas, que foram responsáveis por eu conquistar esses 1.051 votos.”

Foi eleito. E agora?Se preparando para o pleito, Sid está concluindo os cursos de Gestão Pública e também de Teologia. “Sempre procurei me preparar tanto para o pleito, como para a vida. Pois a política requer mais preparação.”

Entre seus objetivos, por sua forte ligação com o Coronel Brito, Sid destaca que quer trabalhar em prol de melhorias do acesso ao bairro. “Já vi muitas pessoas morrerem ali, pessoas sendo atropeladas e hoje o fluxo já é um gargalo muito grande no local. O bairro cresceu e a saída principal é nesse trevo da RSC-453. Acredito que um semáforo é o caminho mais barato, mais curto para resolver o problema. Ficando ligado das 6h às 20h terminaria o problema.” 

Melhorias feitas no Coronel Brito nos últimos anos orgulham o mais novo vereador representante do bairro, mas ele acrescenta que quer vê-lo mais desenvolvido. “O bairro cresceu muito, tomou uma outra conotação, a infraestrutura hoje é outra, temos calçadas, asfalto, postos de saúde, temos mais qualidade de vida hoje. Mas claro, temos que avançar mais, nosso bairro está um pouco atrasado, comparado aos outros, principalmente no que se refere a comércio, lotéricas, farmácia, bancos, por exemplo, coisas que pudessem fazer com que o bairro se desenvolvesse. Talvez eu não consiga muita coisa sozinho, mas quero motivar o bairro, defendo a bandeira do desenvolvimento para gerar novas oportunidades.”

Integrando o grupo da oposição na legislatura 2017/20, Sid adianta que a intenção é de somar em prol da comunidade. “Oposição mostra que você vai ser opositor, vai travar o progresso do município e não podemos pensar assim, é preciso fazer o município andar, sabemos que estamos vivendo um momento de crise na política nacional e estadual, mas nós como representantes do povo precisamos pensar no bem-estar da comunidade, pois se a administração vai mal, nós como povo também vamos sofrer com isso. Então, nós vereadores temos que trabalhar juntos, unidos. O vereador é um fiscal das ações do Executivo, mas não pode ser um fiscal que puxe para baixo, então mesmo se apontar uma irregularidade, precisa tentar dar uma ideia, uma solução.”