Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateCavalarianos foram recebidos
Cavalarianos foram recebidos, em Venâncio Aires, pelo coordenador da 24ª RT, Dalmo Inácio Mayer

à pata de cavalo já se passaram 14 dias percorridos com uma centelha da Chama Crioula, carregada por cavalarianos da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), durante Cavalgada da Integrapção. Na tarde desta sexta-feira, 28, o grupo desencilhou seus cavalos no Parque Municipal do Chimarrão, após cavalgar por mais de 600 quilômetros, desde o Chuí.

Uma cerimônia, na noite desta sexta-feira, com a presença do coordenador da 24ª RT, Dalmo Inácio Mayer, autoridades venâncio-airenses e tradicionalistas, marcou a passagem da Cavalgada da Integração, pelo município que pela primeira vez tem um coordenador regional. O venâncio-airense também recebeu uma centelha, na noite, que permanecerá com a ATVA, até o dia 13 de setembro, quando todas as centelhas, das demais cavalgadas serão unificadas para gerar a Chama oficial de Venâncio Aires 2015. Integra o grupo, o patrão do CTG Chaleira Preta, Oli Franco.

Para os cavalarianos da Região, o trajeto se encerra no município de Marques de Souza, no Vale do Taquari, sede do atual coordenador regional de cavalgadas, Davi Musskopff. Ele que recebeu a centelha oficial, no dia 15, no Chuí, por ocasião da distribuição para as 30 RTs, acendeu também, na ocasião, o candeeiro do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate. Entidade que chegará a Venâncio Aires no dia 3 de setembro. Na sua 34ª edição, a cavalgada este ano é liderada por Luciano Steffen, amadrinhado por Ademar Biguelini e Elton Manganelli, o Jacaré. No dia da chegada, o grupo será recepcionado na Escola Gaspar Silveira Martins, às 16h, que pelo segundo ano realiza a Olimpíada Farroupilha, com gincanas junto a seus alunos organizados em piquetes.

Programações

Na Capital do Chimarrão, a PROGRAMAÇÃO realizada pela Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), com apoio da Administração Municipal se consolida e se mantém, conforme a vice-presidente da ATVA, Luce Carmen Mayer. Escolha de Prendas e Peões da ATVA será a primeira atividade realizada no dia 5 de setembro, no Parque do Chimarrão. Na mesma data se inicia a festa campeira do Piquete Parceria Campeira, com encerramento no domingo, 6. Ainda, no sábado, às 18h, na Pista de Laço, haverá uma solenidade para repassar, oficialmente, ao prefeito Airton Artus, as centelhas da Região e do CTG Erva-Mate. A fusão desta centelha, juntamente com as demais, trazidas por outras cavalgadas de entidades tradicionalistas de Venâncio Aires ocorrerá no dia 13 de setembro, quando abrem os festejos, oficialmente, no município com a presença de autoridades e dos patronos 2015, Liliane Pappen e José Darci da Silveira, homenageados de Venâncio Aires.

 Origem

Chama Crioula que nasceu em 1947, pelas mãos de alunos do Colégio Júlio de Castilhos de Porto Alegre, liderada por João Carlos D’Avila Paixão Cortes, neste ano foi gerada no dia 12 de julho, na praça do Sítio histórico da ‘Colônia do Santíssimo Sacramento’, na cidade de Colônia, no Uruguai.Pela primeira vez a geração ocorreu fora do território Rio-grandense. O símbolo dos gaúchos marca o início dos Festejos farroupilhas, no Rio Grande do Sul, comemorado, efetivamente, de 14 a 20 de setembro. O tema ‘Campeirismo gaúcho e sua importância social e cultural’, norteia as atividades e o desfile temático, nesta edição, que tem como patrono estadual, padre Amadeu Canellas.

 

Do garrão do Rio Grande, à região dos Vales, a Chama Crioula trazida à pata de cavalo, deixou rastros de amor à tradição” 

Davi Musskopff  – Coordenador de Cavalgadas (24ª Região Tradicionalista)