A solução para o problema do sinal de telefonia móvel em Monte Alverne, pertencente ao terceiro distrito de Santa Cruz do Sul, é aguardada há mais de dois anos, visto que agora a comunidade de Monte Alverne tem motivos para comemorar.
A operadora Vivo, que iniciou recentemente a instalação da torre, localizada na divisa entre Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, confirmou ao deputado estadual Lucas Redecker que o sinal deverá estar disponível para uso no início do segundo semestre.
Redecker, que acompanha a questão desde abril de 2012, vem mantendo contato permanente com a operadora. “A Vivo está seguindo o cronograma estabelecido em setembro do ano passado. Vamos continuar acompanhando a questão até que seja possível realizar uma ligação de um aparelho celular em Monte Alverne”, ressalta Lucas.
Antena
Com cerca de 70 metros de altura, a antena vai oferecer sinal 3G para as localidades próximas, beneficiando aproximadamente 10 mil habitantes. A instalação da torre tem custo estimado de R$ 500 mil, sem contar os investimentos necessários em equipamentos e tecnologia.
A Vivo pretende instalar mais três torres em Santa Cruz do Sul e disponibilizar, também, a tecnologia 4G na cidade. A operadora aguarda legislação ambiental municipal para dar andamento ao projeto.
Em Monte Alverne e arredores vivem em torno de oito mil pessoas. Além disso, estão instalados no distrito 96 estabelecimentos comerciais, 26 indústrias, um hospital, duas escolas, clubes e igrejas, sendo que a distância do distrito até a sede do município é de 35 quilômetros.