Com preocupação na segurança dos trabalhadores, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Venâncio Aires realiza curso da Norma de Regulamentação 35 para os profissionais da área que atuam em obras com no mínimo dois metros.
A capacitação terá carga horária de oito horas ocorrerá, nesta sexta das 19h até as 23h e sábado, das 8h até as 12h. Haverá também uma turma para o mês de outubro. O valor da inscrição é de R$ 75 por pessoa. O cadastro pode ser feito no sindicato e as pessoas precisam estar munidas de identidade e CPF. O curso ocorrerá na Engetec que fica na rua Conde D’Eu. No local, há o material e equipamentos específicos e necessários.
Serão abordados os seguintes assuntos: Normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura, riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle, sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva, equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; acidentes típicos em trabalhos em altura e condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.
O presidente do Sindicato Jandir da Silva destaca que a capacitação é obrigatória em virtude da lei que regulamenta. Conforme ele, aquelas obras que forem fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho e não tiverem os profissionais treinados serão paralisadas. Silva observa ainda que construções em Venâncio Aires e região já foram interrompidas pela falta da qualificação