Na iminência de começar, a partir de janeiro 2015, o emplacamento de veículos agrícolas, os sindicatos rurais ligados à Regional 9 da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), promovem nesta quinta-feira, 11, um manifesto contra o emplacamento dos tratores e demais máquinas agrícolas. O início será às 9h, e a mobilização ocorrerá em Candelária e, os sindicatos pretendem paralisar rodovias federais e estaduais. As manifestações ocorrerão, também, em Panambi, Passo Fundo, Tapes, Santiago, Santo Augusto e Carazinho, mas de acordo com os organizadores o números de adesões deve aumentar.

O movimento é denominado de ´Chega de explorar quem produz`, e o presidente do Sindicato Rural de Venâncio Aires Ornélio Sausen convida os produtores para se engajarem neste manifesto. Sausen informa que será colocado ônibus à disposição dos interessados, que devem providenciar a sua inscrição até as 16h, de hoje, no Sindicato Rural. O retorno ocorrerá antes do meio dia.

Integram a Regional 9 da Farsul os sindicatos rurais dos municípios de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Candelária, Arroio do Tigre e Sobradinho.