Com certeza, você já passou diante de um canteiro de hortaliças e, somente em vê-las, ficou com água na boca e vontade de comer na hora. É com este propósito que Douglas Peiter, morador de Vila Arlindo, está produzindo alface crespa (verde e roxa e frizzly), rúcula e radite, no sistema hidropônico e com adubação à base da fertirrigação e sem o uso de agrotóxicos. Quando ocorrem ataques de pragas, o controle é feito com o uso de armadilhas e produtos biológicos recomendados pela assistência técnica para cada produto individualmente.

Toda a produção está abrigada sob quatro estufas plásticas de 7 metros por 21 metros cada, com capacidade instalada para a produção de 8 mil plantas adultas e todo o ciclo compreende quatro estágios: semeadura; maternidade; berçário; e, a bancada final, onde as plantas recebem a adubação necessária e permanecem até a hora da colheita por um período que varia entre três a quatro semanas, o que depende da cada cultura. À medida que as bandejas vão sendo esvaziadas e, após serem devidamente limpas, são repostas com novas mudas. As vendas ocorrem três vezes por semana para os mercados e fruteiras de Venâncio Aires.

Foto: Edemar Etges / Folha do MateDouglas Peiter e Canísio Henn produzem olerícolas usando o sistema de hidroponia
Douglas Peiter e Canísio Henn produzem olerícolas usando o sistema de hidroponia

Início 

Antes de iniciar por contra própria, Douglas trabalhou por três anos numa propriedade de Linha 17 de Junho, que era especializada na produção de hidropônicos. Como esta propriedade desativou as atividades, Douglas adquiriu as estufas e todos os equipamentos e em outubro do ano passado, com o apoio do sogro Canísio Henn, iniciou a construção das estufas e em janeiro último, efetivamente, começou a produzir as hortaliças. Toda a mão de obra é familiar, e além de Canísio, sempre na parte da tarde, Douglas conta a ajuda de sua mãe Eliane. “Como as hortaliças não têm um valor agregado muito grande e como o retorno financeiro não é tão acentuado, não tem como contratarmos algum funcionário para nos ajudar”, observa. Douglas acrescenta que os seus produtos têm um valor de mercado maior do que as olerícolas produzidas no chão. Entenda o sistema

A hidroponia é a arte e a ciência de desenvolver plantas numa solução de água e nutrientes em que as raízes são suportadas por um meio que não o solo. Esta técnica pode ser utilizada desde pequenos cultivos domésticos até a grandes explorações comerciais.É um método de cultivo sem solo que estimula o crescimento da planta enquanto controla as quantidades de água, sais minerais e oxigênio dissolvido. A hidroponia pode ser utilizada para cultivar o mais variado tipo de plantas, vegetais, flores, arbustos, ervas aromáticas, entre outras.