A Secretaria Municipal do Meio Ambiente vai ampliar a atenção ao posicionamento e depósito de lixo no entorno dos containers de coleta no centro e bairros da cidade. As fiscalizações, que já ocorrem de forma rotineira, ocorrerão com maior frequência depois que algumas reclamações de moradores chegaram até a Secretaria. Conforme as manifestações, alguns containers estavam muito afastados do meio-fio e próximos da pista de tráfego, enquanto outros teriam sido esvaziados por catadores.

Segundo a assessora da pasta, Thaís Brum, os containers grandes e pequenos devem ficar colocados a uma distância máxima de 50 centímetros do meio-fio, o que equivale à distância limite indicada para o estacionamento de um automóvel. “Os containers são esvaziados pelos caminhões de recolhimento e colocados no mesmo lugar, mas temos observado alguns fora de suas posições”, observa a assessora.

Já o acúmulo de lixo ao redor de containers foi constatado em visitas rotineiras da fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente. De acordo com Thaís, algumas denúncias pontuais dão conta de ação de catadores em busca de resíduos. No entanto, os fiscais já flagraram casos em que moradores deixaram seu lixo fora dos containers, mesmo com estes longe de alcançar sua lotação máxima.

Para garantir o funcionamento do sistema de coleta, o setor de fiscalização da Secretaria conta com o auxílio da comunidade. “Pelo dinamismo desse tipo de ação, a população pode perceber problemas com alguma facilidade e nos contatar para cobrarmos uma solução ágil da empresa responsável”, frisa Thaís Brum. O contato pode ser feito pelo e-mail [email protected] ou através do telefone 3983-1034, entre 7h30min e 13h30min.