Foto: Rui Borgmann / AI / PMVAComunidade de Linha Travessa foi convocada para a solenidade e compareceu em excelente número
Comunidade de Linha Travessa foi convocada para a solenidade e compareceu em excelente número

A sala de reuniões do gabinete do prefeito Airton Artus ficou pequena para acomodar tantas pessoas vindas de Linha Travessa – além de secretários municipais e vereadores -, na sexta-feira pela manhã, oportunidade em que o chefe do Executivo e o comandante do Legislativo, José Ademar Melchior, o Zecão, revelaram que a comunidade será contemplada com asfalto no trecho compreendido entre a Escola do Chimarrão e a Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O valor para a pavimentação será repassado pela Câmara de Vereadores, que projetou sobra orçamentária e destinará cerca de R$ 300 mil para o projeto.

Os aproximadamente 300 metros de asfalto complementarão a pavimentação, que já está garantida até a Escola do Chimarrão por conta de emenda parlamentar da deputada federal Maria do Rosário. “Agora temos a certeza de que o serviço será completo, e precisamos agradecer à Câmara, que gasta pouco e é uma das mais austeras do Rio Grande do Sul, o que permite contribuir com a Prefeitura em momentos de escassez de recursos”, disse Airton Artus. Já o presidente do Legislativo lembrou do trabalho em parceria dos setores de contabilidade dos poderes para que técnica e juridicamente o repasse fosse viabilizado. Afirmou também que, sempre que for possível, a Câmara somará esforços para contemplar a população.

Alguns dos moradores de Linha Travessa que foram à cerimônia não disfarçaram a emoção. Várias vezes os pronunciamentos foram interrompidos por sonoras salvas de palmas, já que a demanda era antiga e vai tornar a região ainda mais atrativa do ponto de vista turístico. Nilce Rudiger, ex-diretora da Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, se manifestou dizendo que a confirmação do asfalto é uma grande conquista para a comunidade. “Foram muitas audiências até aqui, o dia em que temos a certeza de que a luta não foi em vão. Os tempos mudaram e ninguém quer mais ficar pra sempre com o pé no barro. As crianças e jovens querem andar de bicicleta sem sujar as roupas e os tênis. A certeza do investimento traz um novo momento para Linha Travessa, seus moradores e visitantes”, afirmou, entusiasmada.

ROTA TURíSTICA – No último dia 8, foram iniciadas as obras de drenagem e de asfaltamento em 580 metros de extensão, ligando a estrada em frente ao Salão Gigante até a Escola do Chimarrão. O investimento é de R$ 601,8 mil. Este aditivo para asfaltar o trecho até a Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro fecha uma nova etapa turística da Rota do Chimarrão, que era uma busca constante da Administração Municipal e da Câmara de Vereadores.