Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateMaioria das sociedades vem sofrendo com a diminuição no número de sócios
Maioria das sociedades vem sofrendo com a diminuição no número de sócios

Importantes pontos de encontro no passado, os clubes e sociedades da área urbana de Venâncio Aires vem perdendo espaço e associados nos últimos anos, num reflexo do surgimento de outras possibilidades de diversão e lazer. A situação resulta em dificuldades financeiras, que exigem ‘jogo de cintura’ dos seus presidentes e inibem a qualificação e oferta de serviços aos sócios.

Pensando nisso, em Santa Cruz do Sul, dois importantes clubes da cidade, o Corinthians e o União trabalham na formalização de uma fusão. Por aqui, a ideia é vista com ‘bons olhos’ pelos presidentes de algumas sociedades, apesar de não haver nenhuma negociação nesse caminho. 

Em entrevista ao jornal Folha do Mate, os presidentes da Sociedade de Leituras, Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova), Sociedade Campestre e Cultural dos Motoristas de Venâncio Aires, Sociedade Négo Foot Ball Club e Grêmio Recreativo Sete de Setembro falam sobre a situação de cada entidade e o que pensam sobre a possibilidade de fusão.

TROCA DE EXPERIêNCIAS

Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, dirigentes de clubes de todo o Rio Grande do Sul e até de outros lugares do Brasil poderão trocar experiências no Teatro do Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul, durante o 17º Congresso Gaúcho de Clubes, promovido pela Federação Gaúcha de Clubes Sociais, Esportivos e Culturais (Federaclubes).

Neste ano, o tema central será ‘Como manter a sustentabilidade dos clubes diante dos desafios provocados pela constante evolução da sociedade’. São esperados cerca de 300 participantes no evento, que também é aberto a não-associados. Mais informações pelos telefones (51) 3233 4738, (51) 9958 6585 e (51) 9958 6586.

Saiba mais:A mais antiga, Leituras busca resistir aos novos tempos

Sova projeta nova sede para qualificar serviço oferecido aos sócios

Com quase mil sócios, Sociedade dos Motoristas é considerada viável

Escola de samba não ter desfilado deixou Négo mais vazio

Presidente do Sete de Setembro quer reestruturar a entidade