Solenidade marca abertura da Semana da Pátria, em Venâncio Aires
Foto: Juliana Bencke / Folha do MateVictor Naue da Cunha, da Emef Dois Irmãos, declamou a Canção da Paz
Victor Naue da Cunha, da Emef Dois Irmãos, declamou a Canção da Paz

A solenidade de abertura da Semana da Pátria de Venâncio Aires já estava terminando, na manhã de hoje, quando estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer deram a mão para autoridades, professores e alunos que participavam do evento e os chamaram para participar da coreografia da música ‘A paz’, do grupo Roupa Nova, no ginásio do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida.

A atitude dos alunos resumiu a temática abordada nos discursos da abertura da programação, que ocorre sob o tema ‘Vamos promover a paz!?’. “Se você começar, os outros vão te acompanhar”, frisou a professora da turma, Virgínia Schuck, no início da apresentação.

Para a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Alice Theis, ao mesmo tempo que o tema da Semana da Pátria é um questionamento e um convite à ação pela paz, ele apresenta uma afirmação, evidenciando atitudes que já ocorrem no dia a dia.

“Já vemos muitos exemplos de harmonia, de convivência. Temos pessoas boas ao nosso redor, que buscam fazer a diferença. Que nossos olhos se habituem a olhar e escutar tudo de bom que temos, para promover a paz”, salientou ela, que é presidente da comissão organizadora da Semana da Pátria.

“Quando temos paciência e resiliência, estamos irradiando harmonia no nosso ambiente, estamos promovendo a paz no nosso dia a dia”, complementou a secretária municipal de Educação, Joice Battisti Gassen.O prefeito Giovane Wickert também observou a importância de reconhecer as conquistas e os avanços do país, apesar das dificuldades. “O Brasil é um país jovem e, mesmo assim, está entre as maiores economias, extensão territorial e população. Muita gente lutou para termos o que temos hoje. Não vamos avançar ignorando o que foi conquistado, mas, sim, reconhecendo os avanços, o que existe de positivo. É nossa responsabilidade continuar essa caminhada.”

Além dos estudantes da Emef Professora Odila Rosa Scherer, a turma de 3º ano da Emef Cidade Nova realizou apresentação musical e o aluno Victor Naue da Cunha, da Emef Dois Irmãos, declamou a Canção da Paz. O evento ainda contou com homenagem às vencedoras do concurso de desenhos para ilustrar o fôlder da Semana da Pátria, Luiza Ferreira de Macedo, Amanda Pereira, Jennifer Vitória Castro Ferreira e Ana Carolina Bienert.

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateAlunos da Emef Odila Rosa Scherer convidaram autoridades a participar da apresentação artística e a promover a paz
Alunos da Emef Odila Rosa Scherer convidaram autoridades a participar da apresentação artística e a promover a paz

“É injusto depositarmos apenas nas crianças a responsabilidade de promover um mundo de paz, no futuro. Enquanto adultos, temos que trabalhar para que as crianças, hoje, já tenham um lugar de paz e segurança.”ALICE THEISCoordenadora pedagógica da rede municipal

Programação da Semana da Pátria

Terça-feira, 4Horas cívicas nas escolas

Quarta-feira, 5 9h – Caminhada pela PazHoras cívicas nas escolas

Quinta-feira, 6Horas cívicas nas escolas

Sexta-feira, 78h30min – Desfile Cívico na rua Osvaldo AranhaApós o desfile, encerramento da programação da Semana da Pátria, em frente ao palanque oficial

Sábado, 89h – Desfile Cívico em Vila Mariante15h – Passeio Ciclístico. Saída na rua General Osório, entre ruas Osvaldo Aranha e Tiradentes, e chegada no Parque do Chimarrão

Juliana Bencke

Editora de Cadernos

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.